top of page

DE OLHO NA POLÍTICA 28/06/2023

NOVAS MOÇÕES DE RECONHECIMENTO SÃO APROVADAS


De autoria do vereador Periazinho (MDB), duas Moções de Reconhecimento foram aprovadas por unanimidade na última segunda. Uma das Moções é destinada à Luíza Machado Rusch, que é integrante do CTG Rodeio de Encruzilhada do Sul, e foi escolhida como a 1ª prendinha, na Ciranda de Prendas, fase regional 2023, nos dias 23 e 24 de junho, em Pantano Grande, compondo assim a gestão 2023/2024 da 5ª Região Tradicionalista.


A outra Moção é destinada ao João Gabriel Vargas Duarte, que faz parte do CTG Sinuelo da liberdade, já que, ele foi escolhido o 1º piazito pré-mirim, no 35º Entrevero de Peões, fase regional 2023, nos mesmos dias em Pantano Grande, compondo também a gestão 2023/2024 da 5ª RT. É importante essa valorização da participação das crianças no movimento tradicionalista.


GRUPO ESPÍRITA RECEBE SUA MOÇÃO


Em virtude de ter completado 100 anos de existência no último 30 de março, o grupo Espírita Feliciano Prates, com a participação de muitos trabalhadores, todos voluntários, da casa, representados pela atual presidente Renata Fossa de Barcelos, recebeu a Moção de Reconhecimento que os vereadores Sidnei (PTB) e Cristina (PTB) haviam apresentado para votação.

Além das colocações dos vereadores, a presidente Renata em sua fala expressou bem a dimensão dos trabalhos de atendimentos espirituais e sociais. Transcrevo alguns trechos: “muita gente não sabe o que a gente faz; o espírita é uma criatura discreta por natureza”; “quando a gente fala em caridade não precisamos de grandes gestos; caridade é muito mais dos pequenos gestos”; “quando a gente fala no centro espírito como um hospital de almas, e é isso que o centro espírita é, é onde se encontra acolhimento, consolo, e pensar muito mais no consolo espiritual do que material”; “o centro espírita é formado pelos trabalhadores voluntários, que resolvem doar seu tempo, seu amor ao próximo, e estão lá todos os dias, pois não é somente na sessão pública que estamos ali’.


STF JULGA AÇÃO SOBRE PENSÃO DE EX-GOVERNADORES E VIÚVAS (OS)


O STF quer concluir na semana que vem o julgamento da ação proposta pela PGR e que pede o fim do pagamento de pensões a ex-governadores ou suas viúvas (os). No RS, ex-governadores e viúvas recebem R$ 37,4 mil mensais. No Estado, foi abolido o benefício para novos governadores e viúvas. Recebem os ex-governadores José Ivo Sartori, Tarso Genro, Yeda Crusius, Rigotto, Olívio dutra, Antonio Britto, Alceu Collares, Pedro Simon e Jair Soares. E as viúvas: Neda Mary Eulália (Euclides Triches), Nelize de Queiroz (Guazzeli), Marília Pinheiro (Brizola) e Miriam Souza (Amaral de Souza).


NA CÂMARA DE VEREADORES


# O prefeito Benito (MDB) solicitou o espaço da Câmara para que na terça, 4 de julho, ocorra a Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.


# Será em 11 de agosto, uma sexta, a posse do novo Diretório, e Executiva, do PP, com reunião festiva, para filiados e simpatizantes, conforme o vereador Jeferson (PP), e presidente eleito, anunciou.


# O vereador Periazinho foi bem econômico nas palavras ao falar da 471: “a única solução é a instalação de pedágio”.


# Na votação da criação do Gabinete do Vice-Prefeito, e seus cargos, o vereador Sidnei foi contrário. Citou seus motivos, mas destacou que lhe parece que a Administração é contrária a Concurso Público. Seria favorável a remanejando de cargos; ou exclusão, para depois serem criados os novos.


CURTAS


# Como previsto, o relator no caso da ação que pode deixar o ex-presidente Bolsonaro (PL) inelegível até 2030, já se manifestou pela perda dos direitos políticos;


# O ex-prefeito de Pelotas, e ex-deputado federal, Fernando Marroni (PT) é o novo presidente do Trensurb. Ele substitui Pedro Bisch Neto, que ocupou o cargo pela quota do MDB, mas tratava-se um nome técnico;


# Quase 48% dos Municípios brasileiros ainda não se cadastraram para receberem recursos da Lei Paulo Gustavo. O prazo para inscrição de projetos vai até 11 de julho.


# O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul poderá contar pela primeira vez com um ex-presidente da OAB no seu quadro de Desembargadores. O órgão especial do TJ definiu a lista tríplice para o cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional. O ex-presidente da OAB-RS Marcelo Bertoluci ficou em primeiro lugar, após receber 22 votos.


# A queda do dólar, no 1º quadrimestre, motivou aumento de 22% no número de brasileiros interessados em estudar no exterior. O levantamento é da IBS Americas, que registrou crescimento das matrículas nos cursos em universidades nos Estados Unidos, Reino Unido e Itália,

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page