top of page

Inteligência positiva

Elena Bandeira, psicóloga, mentora de carreira,

sócia e treinadora na Aprendência.

Insta elena_bande e aprendência.


Você sabe quanto tempo você tem pensamentos negativos e quanto tempo tem pensamentos positivos? Saiba que essa proporção é muito importante para a sua saúde. Pessoas que têm olhar positivo para si mesmo, os outros, as circunstâncias, mesmo que problemáticas, têm mais saúde e qualidade de vida.


Aceitamos que somos imperfeitos, os outros e o mundo também, certo? Então, nada de se frustrar quando as coisas não são perfeitas. O melhor é conviver com erros e vulnerabilidade, sem deixar de nos conectarmos com os melhores aspectos de cada situação. Isso nos levará a um quociente de inteligência positiva (pesquisado pelo cientista Shirzad Chamine) perto de 75%, o que já é maravilhoso.





A verdade é que a humanidade está em sua melhor versão e nos esquecemos disso. Proporcionalmente ao número de habitantes humanos no planeta, a violência diminuiu. Sim, não podemos esquecer a proporcionalidade. Hoje não se estimula a busca de justiça pelas próprias mãos, a sociedade está fortemente organizada em instituições, e, coletivamente, desejamos uma sociedade pacífica e as guerras são pontuais.


Há bem pouco tempo, em termos históricos, a expectativa de vida era muito menor, as infecções matavam muita gente jovem, sem controle. Hoje temos formas efetivas de preveni-las e tratá-las, graças à evolução científica e às noções de higiene aprendidas. Nossa expectativa de vida aumentou. Já ouvi até alguém dizer que a vida começa aos 40 !!!???


As técnicas de produção de alimentos eram exaustivas, com o preparo manual da terra, abaixo de sol, de chuva, de calor e de frio. Hoje há máquinas para todo tipo de serviço pesado, que costumo chamar de não-humano.


Não eram todos que podiam frequentar a escola, havia poucas vagas, poucos habilitados para ensinar, e agora o conhecimento é de fácil acesso para a maioria.


O trabalho foi regulamentado, novas profissões surgiram e muitas outras surgirão, há um universo de possibilidades na vida, cada um pode escolher caminhos profissionais próprios.


Muitos movimentos lutam para acabar com preconceitos e desigualdades sociais. Estão com o prazo vencido atitudes machistas, racistas, e de qualquer tipo de exclusão. Vivemos tempos de valorizar a diversidade e adotar atitude colaborativa. São tempos de respeitar não apenas as pessoas, mas também os animais, as plantas, a água e ver os humanos como parte, não como dono dele.


Então, o melhor momento, as melhores circunstâncias, são as que temos agora. Claro que há muito por fazer, avançar, evoluir. A dinâmica é verdadeira. Se você anda pensando no que deu ruim, acredita que não vai dar certo por isso ou aquilo, é tempo de mudar. Limpe sua lente. Ajuste seu foco. Reverta o fluxo de seus pensamentos e aumente sua inteligência positiva. A vida fica melhor.




7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page