top of page

DE OLHO NA POLÍTICA 21/07/2023

GOVERNO LULA (PT) QUER MAIORIA NO CONGRESSO


Quem acompanha a política no país “já viu esse filme”: comprar, opa, negociar, com deputados para que o governo possa ter seus projetos aprovados com facilidade. E há, talvez metade dos 513 que, independentemente do partido em que estão, são movidos por esses ganhos. Então, nada de novo. No Congresso, fazem parte do que ficou conhecido como “centrão”. E é impossível um presidente ter gestão que flua, que produza, sendo bem aprovado, sem esses votos.


O que há fora do centrão? As poucas siglas com posicionamento claro, que acabam sendo taxados de extremos, a direita, ou a esquerda.


Exemplo atual, desse assédio do governo, ocorre sobre o PP (Partido Progressista), e o União Brasil, pelo tamanho de suas bancadas. O presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, rejeita totalmente a ideia, seguindo convicto como oposição, porém, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), articula intensamente com sua base para oficializar seu apoio ao Governo do presidente Lula da Silva III.


IMPEACHMENT DE MINISTRO DO STF?


Não pesquisei se alguma vez já ocorreu. Mas, o senador Jorge Seif (PL-SC) e o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) anunciaram um pedido de impeachment contra o ministro Luís Roberto Barroso, do STF. O documento tem a assinatura de 13 senadores e 70 deputados, e será protocolado na secretaria da Mesa do Senado. O pedido foi motivado por uma declaração do ministro durante o Congresso da UNE, na semana passada. Na ocasião, Barroso afirmou ter "enfrentado e derrotado o bolsonarismo". Segundo os parlamentares, a fala caracterizou atividade político-partidária.


O senador Hamilton Mourão (Republicanos) fez duas observações certeiras sobre as declarações do ministro Barroso: “No momento em que um magistrado da suprema corte coloca publicamente sua posição contrária à direita, fica claro que suas decisões SEMPRE serão tendenciosas. Não há como justificar o injustificável. Barroso foi traído pela soberba e sua fala política ultrapassa o papel de um magistrado, se enquadrando nos crimes de responsabilidade descritos no Art. 39º da Lei 1079/1950.”


TARCÍSIO (Republicanos) 2026 ?

Um levantamento realizado com parlamentares pelo Ranking dos Políticos mostra que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas é apontado como o principal nome para substituir Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026. Ele foi citado por 51% dos deputados e por 30% dos senadores ouvidos. No entanto, ele não disputa o espaço sozinho, há Zema (NOVO) e outros nomes. Além disso, Tarcísio poderá concorrer novamente ao governo do Estado, já Zema está no segundo mandato.


RS TERÁ O “CÓDIGO DA MULHER”

Graças a um projeto de autoria da deputada Delegada Nadine (PSDB) aprovado recente, as 21 leis que tratam dos direitos de mulheres vítimas de violência, serão reunidas em uma cartilha de Consolidação Legislativa, para distribuição em escolas, ambientes de trabalho e órgãos públicos. A cartilha, chamada de “Código da Mulher” aprovada com apoio unânime teve a co-autoria das deputadas de todos os partidos, graças ao trabalho de articulação realizado pela deputada, que já foi Chefe de Polícia, e conhece a fundo a extensão dos problemas enfrentados pelas mulheres vítimas de violência.


CURTAS


# O TJ-RJ mandou o Banco do Brasil indenizar em R$ 15 mil o cantor Lulu Santos por débito de R$ 4,9 mil ao ter o cartão de crédito clonado. Ele só soube quando pediu cartão a outro banco e descobriu o nome no SPC.


# Ex-governador de São Paulo, o empresário João Doria Jr ainda tem uma base forte de apoiadores em diferentes setores e políticos suprapartidários. Foi instado a pensar na volta à política. Consulta amigos e tenta apoio para se lançar candidato à prefeitura paulistana. Ainda é filiado ao PSDB, mas o Podemos é uma opção.


# O ministro do STF, Alexandre de Moraes, sugeriu ao presidente Lula que o atual ministro da Justiça, Flávio Dino, é “um bom nome” para ser indicado à Suprema Corte. O diálogo ocorre em paralelo à iminente saída da ministra Rosa Weber, que se aposentará em outubro.

# O governo federal encerrou o Programa Nacional das Escolas Cívico Militares, regulamentado durante a gestão do ex-presidente Bolsonaro (PL). Os ministérios da Educação e da Defesa comunicaram às secretarias que a suspensão será concluída até o fim do ano letivo. Porém, muitos governadores manterão.


# O presidente Lula dialogou com o vice-presidente Geraldo Alckmin sobre a possível reedição de um programa de incentivo à compra de eletrodomésticos. A medida prevista é semelhante ao projeto adotado pelo líder do Executivo no seu segundo mandato, no qual reduziu o IPI sobre itens da linha branca.


# O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) propôs na Câmara dos Deputados a convocação de um plebiscito nacional em 2024 sobre a implantação de prisão perpétua aos condenados por crimes dolosos contra crianças e adolescentes, que tenham resultado em morte.


# Em função do Censo, muitos Municípios gaúchos terão alteração no número de vereadores. Alguns perdem, outros ganham. Porto Alegre perderá uma vaga, ficando com 35, diante dos atuais 36. Já Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, e outros, ganharão mais dois vereadores.


CÂMARA DE VEREADORES ENTREGA O TÍTULO DE CIDADÃO ENCRUZILHADENSE AO SENHOR EUCLIDES BROCARDO


Com os espaços lotados por familiares, amigos, e empresários, sendo muitos de fora da cidade, houve a justíssima e bonita homenagem a essa personalidade do nosso meio. A filha mais velha, Gabriela Brocardo, falou, brilhantemente, pelo homenageado, conseguindo, com facilidade descrever seu pai, sob todos os aspectos.


Transcrevo a biografia do senhor Euclides Luiz Brocardo, elaborado pelo vereador Jeferson Rodrigues (PP), que foi o autor da concessão do título.


EUCLIDES LUIZ BROCARDO, brasileiro, técnico agropecuário, nascido em 31 de dezembro de 1950 no município de Restinga Seca. Casado com Néa Carmelita Carvalho Brocardo, pai de Gabriela Carvalho Brocardo e Luciana Carvalho Brocardo, sogro de Paulo Alexandre da Rosa e Jorge Souza de Freitas, avô de Marina Brocardo da Rosa; Helena Brocardo da Rosa e Íris Brocardo de Souza.


O Homenageado é um dos precursores da fruticultura e reflorestamento em nosso município. Em 17 de janeiro de 1973 Euclides assumiu o cargo de Técnico Agrícola na empresa Viveiros Agroflorestal na localidade de Chapada, 4º subdistrito de Encruzilhada do Sul, data em que conheceu nosso município e desde então começou a trabalhar arduamente.


Exerceu o cargo público de Secretário Municipal de Transportes no primeiro mandato do Prefeito Mesquita, na década de 1980. Retornando à iniciativa privada, no ano de 1996, capitaneou o plantio da floresta de Pinus Elliottii na Serra dos Pedrosos e outras diversas localidades do interior do município, vinculado à Forjasul empresa parceira da Tramontina, totalizando mais de 6 mil hectares de reflorestamento em nosso município, alavancando o ramo do reflorestamento com o plantio de matéria prima que supre a indústria Tramontina Madeiras. A Tramontina Madeiras exporta madeira beneficiada para diversos países do mundo, traz divisas para nossa economia e é responsável pela maior fonte de arrecadação de impostos do município.


No ramo da fruticultura é um entusiasta da vitivinicultura, sendo um dos pioneiros no plantio de viníferas finas e produção de vinho na Serra do Sudeste.


Atualmente, o nosso agraciado com a presente honraria, empreende nos ramos de reflorestamento e indústria subsidiária à Tramontina, especificamente na montagem de itens elétricos.


Na esfera pública e social Euclides Luiz Brocardo foi por vários anos diretor e presidente do Rotary Club, APAE e Centro de Formação Divina Providência e atualmente é presidente da COSEL – Cooperativa Sudeste de Eletrificação Rural.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page