top of page

"TIO PATRÍCIO" É HOMENAGEADO EM NOITE FESTIVA

Sob o título “Minha Gaita Conta História - A Influência da Gaita na Construção da Identidade do Gaúcho” o saudoso encruzilhadense Patrício Silveira da Fontoura foi homenageado, em noite de baile, no CTG Rodeio de Encruzilhada do Sul. A homenagem foi apresentada pela prenda adulta da entidade Sabrina Lopes.


Anualmente, peões e prendas do estado desenvolvem projetos que vão de encontro a temática proposta pelo Movimento de Tradições Gaúchas, o MTG.


Seguindo a pauta, Sabrina escolheu contar a história de Tio Patrício, como era conhecido no meio tradicionalista, o talentoso gaiteiro encruzilhadense.


Natural de Encruzilhada do Sul, Patrício Silveira da Fontoura, nasceu em 4 de março de 1938, filho de Arlindo Corrêa da Fontoura e Herondina Silveira da Fontoura. Casou-se em 21 de dezembro de 1968 com Maria Nasira Machado Fontoura. Com quem teve três filhos, Manoel José Machado Fontoura, Adriana Fontoura Peglow e Claudio José Machado Fontoura. Também, teve quatro netos, Adime, Adilson, Leonam e João Pedro.


Segundo relatos da família, aprendeu a tocar gaita sozinho quando era pequeno. Participou das invernadas do CTG Dimas Costa, onde ele foi um dos fundadores. No CTG Rodeio de Encruzilhada não perdia um rodeio, fazia o acompanhamento para a declamação e chula, e também era grande trovador onde participava de eventos da cidade e na região.


Foi caminhoneiro, vereador, taxista, agropecuarista, trovador e gaiteiro. Ganhando troféus como trovador e gaiteiro. Segundo a família, como não tinha muito estudo, procurava as palavras diferentes em um dicionário para complementar suas trovas.


Tio Patrício nos deixou no dia 7 de novembro 2014. Mas deixou seu legado como um grande Gaiteiro. Simples de um coração enorme, que contribuiu muito com a história do tradicionalismo encruzilhadense, e para a história do nosso estado, deixando seu legado para as novas gerações. Hoje em dia, suas gaitas estão com seus netos.


A família de tio Patrício esteve presente na homenagem e recebeu um certificado de menção honrosa das mãos da Patronagem.



211 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page