top of page

SERIA O NOVEMBRO SEMPRE AZUL...?

Previna-se contra o câncer e doenças cardiovasculares, exercitando-se:

Como um motor numa manhã fria, os músculos precisam ser preparados tanto para iniciar uma atividade quanto para terminá-la. Quando os músculos não estão prontos para responder às crescentes exigências do exercício, a fadiga surge com mais facilidade e a recuperação é mais lenta.


A ideia de que fazer alongamento antes do exercício ajuda a evitar lesões parece ter sido refutada por pesquisadores australianos, que descobriram que o percentual de lesões é idêntico nos indivíduos que praticam alongamentos e nos que não praticam. No entanto, o alongamento é considerado importante para relaxar os músculos contraídos, que poderiam limitar a amplitude normal dos movimentos.


Depois do alongamento, segue-se o aquecimento, uma atividade bem diferente. O alongamento prepara os músculos para se distenderem ao máximo, esticando-se além de seu comprimento normal. Já o aquecimento aumenta a frequência cardíaca e prepara os músculos para a ação. Cinco minutos de corrida sem sair do lugar ou pular corda são suficientes. Se você planeja fazer caminhada, correr, andar de bicicleta ou nadar, o aquecimento pode consistir em iniciar a atividade devagar, aumentando gradualmente o ritmo até o nível de esforço máximo. O desaquecimento é tão essencial quanto o aquecimento. Depois de um treino com pesos, o desaquecimento poderá incluir 5 minutos de bicicleta e 10 minutos de alongamento para que os músculos contraídos voltem ao comprimento de repouso.


O mês de novembro seria “azul” para todos os homens, mas para a maioria se torna o “novembro com sinal vermelho”. São poucos os que encaram objetivamente a prevenção do câncer de próstata.


Publicidade


Você já realizou o PSA total e livre? Exame específico para detectar as enfermidades prostáticas? Já pensou em realizar uma consulta ao médico de sua confiança e realizar o “toque retal” para detectar o câncer prostático? A ultrassonografia prostática inclui a visibilização das vesículas seminais, resíduo pré e pós-miccional. A textura, a superfície e o volume da próstata são avaliados através do ultrassom e também através de ressonância magnética.


O toque retal avalia: superfície, volume, sensibilidade e a forma da região para retal da próstata. A ressonância magnética prostática é o exame da região pélvica que constata a existência da neoplasia prostática e prováveis metástases.


A falta de políticas de saúde preventiva para os homens ocorre ainda no Brasil. O contrário ocorre para crianças e mulheres para as quais obtemos êxito em campanhas deste tipo.

A menina sai do útero materno para o pediatra e na adolescência para o ginecologista.

Aos homens ainda se torna necessário muitos “Novembros Azuis” para a efetivação da prevenção de doenças masculinas, pois a promoção da saúde deve ser ativa e contínua, dependendo da iniciativa do paciente.


No Brasil as mulheres vivem de cinco a sete anos a mais que os homens? Sim! Porque iniciam as consultas médicas anos antes que os mesmos.


Previna-se realizando consultas de objetivo preventivo antes de surgirem sintomas. Muitos sustos mudam gradativamente os hábitos dos homens quanto a prevenção da saúde, incluindo sinais e sintomas como: depressão, obesidade, hipertensão, diabetes, dor no peito, sangue nas fezes e urina, dor ao deglutir, dor ao urinar, dificuldade de ereção, aceleração nos batimentos cardíacos, dor e/ou dormência nos braços, chiado ou respiração ofegante, tonturas com vômitos entre outros.


Previna-se hoje para ser feliz e saudável amanhã. Jamais deixe para depois o que desejas e consegues fazer hoje! Siga sempre o seu novembro azul.


Por Dr Ronaldo da Costa - Médico Especialista em Ultrassonografia - CREMERS 8277 - SBUS 1991 - AIUM 61489. E-mail: ron.uss@terra.com.br para perguntas e respostas


 

3 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page