top of page

SENSEI EDUARDO CARVALHO RECEBE GRADUAÇÃO DE 2º DAN

A noite do sábado dia 17 de dezembro, foi muito especial para o Sensei Eduardo Castilho Carvalho (Juruna), pois recebeu sua graduação em Faixa Preta de Judô 2º Dan (Ni Dan).


Sensei Eduardo foi aprovado nos cursos, atendeu aos estágios e cumpriu com louvor todos os requisitos necessários para obter a graduação. Graduação essa que aconteceu no salão de Festas da Sogipa em Porto Alegre.


Juruna como é carinhosamente conhecido, começou o judô em Encruzilhada do Sul nos anos 80 com o Sensei Luiz Carlos Nozawa, na academia Yamashita, entre 12 e 13 anos, primeiras turmas de judô no município.


De ano a ano foi sendo graduado, até em 1989 chegar a faixa roxa e parar com o judô, momento em que foi embora do município, ficando fora por uns 3 anos. No mesmo ano foi criada a Associação Sol Nascente de Judô- ASSONAJU pelo Sensei Nelson Ferraz.



Na metade dos anos 90, Sensei Eduardo retornou à Encruzilhada do Sul e recebeu o convite do Sensei Nelson para retornar a prática do judô, agora na ASSONAJU que desde então dedicou-se fortemente a prática do judô. E com isso o amor e a gratidão pelo judô foi crescendo que em 2013 iniciou projeto social com o judô, na Vila da Fonte atendendo crianças carentes. Em 2016 o Sensei Nelson Ferraz faleceu e o então faixa marron Eduardo Castilho Carvalho, assumiu como responsável técnico a Assonaju, onde permanece até os dias de hoje.


Publicidade


Eduardo ainda trabalhou de 2016 à 2020 pela Federação Gaúcha de Judô, e nesse mesmo tempo seguiu sempre com seu propósito de expandir e dar oportunidades a todos que queriam praticar o judô, foi onde começou a trabalhar em mais dois projetos sócias, na Associação Cultural e Beneficente Irene Severyn – ACBIS e no Clube Tabajara.


Desde que começou no comando da ASSONAJU, a mesma começou a participar de vários campeonatos estaduais, interestaduais, brasileiros tanto no estado como fora dele, sempre levando o amor, tradição pelo esporte que promove valores de amizade, participação, respeito mútuo e esforço de cada um.


Sensei Eduardo Castilho Carvalho, carinhosamente conhecido por todos como Juruna, chega em 2022 com a graduação de faixa preta Ni Dan (2º Dan), com a mesma garra e determinação de quando começou faixa branca, sempre levando aos seus judocas a verdadeira essência do judô, onde uma das maiores lições do esporte já está em seu próprio nome, o “caminho suave” transcende a prática esportiva e se torna lema de vida. E essa característica de integração física e social fez com o esporte fosse reconhecido como o mais completo porque promove valores de amizade, participação, respeito mútuo e esforço para melhorar.


“Agora é que está começando o judô”, ressaltou Eduardo que explica que ao chegar na faixa preta é que começa cada vez mais os aprendizados, as conquistas e a responsabilidade.



“Chegar aqui é um passo, tenho 5 anos para estudar e chegar ao 3º Dan. Seguirei com toda a dedicação aos judocas e aos meus estudos para alcançar o próximo Dan. Muitos desistem no meio do caminho pois não é fácil. Seguirei incentivando, ensinando os judocas tanto da ASSONAJU como dos Projetos Sociais, pois o Judô é um esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico”, ressaltou Sensei Eduardo.


O judô é o melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens de 4 a 21 anos já que promove uma educação física integral. O esporte permite, através do conhecimento e prática regular do mesmo, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras. A ASSONAJU, o Sensei Eduardo esperam por todos que queiram fazer essa prática.


 


158 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page