top of page

QUE VENHA 2023 !!!

Nessa última coluna do ano fica a esperança de que os novos governantes, as novas composições, venham para melhorar; que haja consciência de que o importante é trabalhar para o coletivo; para, na pior das hipóteses, não regredirmos. A cada troca de comandos, seja para presidente, e nos Estados, há muita expectativa positiva de quem os elegeu, e desconfiança, e até descrédito total, de quem votou de forma diferente. Mas fazer algo, ou torcer pelo fracasso de um governante não nos isenta de pagar o preço, aliás, todos pagam, mas em especial quem mais precisa. Assim, minha expectativa, de forma geral, é que a economia nacional prospere, que não se tenha nada parecido com as ações que levaram a grande crise nos últimos governos petistas. Em nível de Estado, que os cofres sigam permitindo pagamentos em dia, diminuições de dívidas, e a busca da modernização, em nome da competitividade. Não será nada fácil para os Estados.


CÂMARA ELEGE NOVA MESA DIRETORA

O vereador Álvaro Sperb (MDB), conforme já comentado, foi eleito, pela primeira vez por unanimidade para presidir a Câmara de Vereadores em 2023. Terá como vice-presidente Chicão (PP); primeiro-secretário Diudio (PP); segundo-secretário Adriano (Republicanos); e Tesoureiro Galera (PDT). O único partido que tem vereadores e não está na composição é o PTB. Também foi eleita, por unanimidade, a composição da Comissão de Pareceres, que ficou assim constituída: como presidente o vereador Diudio; como relator Ramiro (MDB); e secretário Galera.


VEREADOR SUGERE CONCURSO PARA O MAGISTÉRIO

Ao serem aprovadas novas contratações de professores para 2023, o vereador Sidnei (PTB), disse entender que, em função de serem muitas vagas, já que há ao longo do ano contratações mensais, e por serem cargos essenciais, deveria haver continuidade, ou seja, concurso municipal para professores. Além disso, lembrou que sempre ao final de dezembro os contratados são demitidos, por corte de custo, que até certo ponto é relevante, mas que afeta diretamente àquele servidor, sendo, o pior, é que os que foram demitidos não podem ser recontratados para 2023, a não ser que participem de novo processo seletivo. Entende assim que ficam sendo penalizados os que ficaram nas primeiras colocações em 2021, portanto, em tese os mais preparados, que trabalharam em 2022, ficarão de fora no próximo ano.


BIBO NUNES (PL) ASSUMIRÁ COMO DEPUTADO


Embora não tenha sido eleito em outubro, mas, por ter ficado como 1º suplente, o deputado Bibo Nunes foi diplomado e assumirá novo mandato como deputado federal. Acontece que um dos deputados mais votados do PL, Marlon Santos, teve a reeleição comprometida, por decisão da Justiça Eleitoral.


LEITE (PSDB) EM 2026?

Eis o que Eduardo Leite respondeu dias atrás quando, em entrevista, a repórter do Correio do Povo, que perguntou sobre o que pretende na próxima eleição nacional: “A política é muito dinâmica. Simplesmente as pessoas me dizem: 'mas tu vai ser um dia presidente'. Mas tenho tranquilidade que não é assim. Tantas pessoas se prepararam para ser presidente e não foram, tantos outros não se prepararam e acabaram sendo por conta das circunstâncias (...) A oportunidade acontecerá? Não sei.”


SECRETARIADO DO GOVERNO LEITE

REPUBLICANOS: com cinco deputados estaduais eleitos, o partido abriu diálogo. A pretensão inicial de ocupar duas secretarias poderia levar os deputados Carlos Gomes (federal) e Sérgio Peres (estadual) para o executivo, abrindo vagas para os suplentes Ronaldo Nogueira na Câmara, e Fran Somensi na Assembleia.


MDB: no partido do vice, Gabriel Souza, a ida dos deputados Juvir costela para a Secretaria de Logística e Transportes, e Beto Fantinel para a pasta da Assistência Social, abre vagas na Assembleia para Rafael Libreloto e Carlos Burigo.


PDT: com quatro deputados estaduais, reivindica duas secretarias no governo. Pretende encaixar um deputado federal (Pompeo de Matos ou Afonso Mota) no primeiro escalão, para a suplente Juliana Brizola assumir na Câmara dos Deputados. E mais um deputado estadual, para abrir vaga ao suplente Airton Artus.


PP: espera pelo menos duas secretarias no governo. Para a pasta do Desenvolvimento Econômico, foi convidado o deputado reeleito Ernani Polo, que deve dar lugar a Issur Koch, primeiro suplente do PP. Um deputado federal poderá ser indicado para o primeiro escalão, abrindo vaga para o suplente Francisco Turra.


PSDB: elegeu dois deputados federais, Lucas Redeckar e Daniel Trzeciak, o Daniel da TV. Se um deles integrar o executivo, abrirá vaga para o suplente Nelson Marchezan.


Publicidade


CURTAS

# Aprovado na Câmara o desconto no IPTU de Encruzilhada do Sul, para quem fizer o pagamento em cota única;

# Em janeiro há o recesso dos trabalhos do Poder Legislativo; portanto, sem sessões na Câmara de Vereadores;

# A eleição para definir o nome que comandará o Senado e a Câmara de Deputados será em fevereiro, quando iniciarão os trabalhos de 2023. No momento os atuais deverão tentar a reeleição com o apoio do governo, enfrentando nomes bolsonaristas.

# A você leitor, desejo muita saúde, paz, e realizações em 2023. Obrigado por acompanhar esse espaço.


 

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page