top of page

QUE PAÍS É ESSE? $$

Mesmo que essa pergunta nunca tenha perdido sua função crítica, e atualidade, desde que foi cantada, com sucesso, por Renato Russo, me parece que nesse momento está ainda mais apropriada quando retomo esse espaço e penso na política nacional. E nem vou falar de ética, mas sim de tema que, se engana quem pensa ao contrário, mas, sim, atinge a todos: a economia.


E o que se tem de concreto? Projeções piores, PIB, taxa de juros, etc, do que tínhamos há pouco tempo, “ali”, em 2022. Pois a pergunta básica ainda não foi respondida agora em 2023: qual é, afinal, a política econômica do novo governo? Aliás, até, em muitos aspectos, me parece um velho, ou repetitivo, governo petista.



É muito preocupante que após mais de 30 dias no cargo o presidente insista em dois pontos chaves para a organização econômica: não deixar claro se irá obedecer ao teto de gastos, e culpar o Banco Central pelo patamar alto dos juros no país. Chegou a conclamar que empresários tomem as ruas protestando contra o BACEN. Nessa linha, uma Ministra falou em colocar o povo nas ruas para fazer com que os juros caiam.


“Mas bah”!!! Se fosse assim, que simples. Só pode ser intencional, ou então foi uma fala emocional, visto que, em terceiro mandato é impossível que o presidente trate a questão como se fosse mera vontade do Banco Central. Os juros altos são para conter a inflação, que é a pior praga e quem mais sofre é a população mais pobre. É perigoso o presidente de um país atacar o presidente do Banco Central; e desprezar o mercado financeiro em suas falas. E esse perigoso basta vontade para que eliminem.




VEREADOR IRÁ A BRASÍLIA

O vereador Sidnei (PTB) solicitou licença, que foi aprovada por unanimidade, para se deslocar a Brasília. A viagem, de amanhã, dia 8, até o dia 11, tem como objetivos os de visitar os gabinetes dos novos deputados e senadores eleitos; apresentando demandas locais; assim como, junto ao governo federal buscar recursos; além de providenciar a alteração do objeto de aquisição de Convênio junto ao Ministério da Agricultura, Agropecuária, e Abastecimento; possibilitando assim que não seja perdido, pois houve aumento no valor de contrapartida, e, reduzindo as máquinas será possível garantir alguns equipamentos que beneficiarão muito diversas associações. Destacou o vereador que é a primeira vez, já entrando no terceiro ano de mandato, em que solicita afastamento para uma viagem.


ASMORAR: PEDIDO DE INFORMAÇÕES

Já é de conhecimento público que houve problema, sério, e o projeto de moradia popular lançado no ano passado não irá mais acontecer. Na reabertura das sessões na Câmara o vereador Jeferson (PP) elaborou um pedido de informações visando esclarecer o que realmente aconteceu. Foram solicitadas as cópias de diversos documentos: do ato administrativo que autorizou a instalação da referida associação dentro do centro administrativo municipal; do processo licitatório que a apontou a ASMORAR como vencedora do certame para a execução do projeto habitacional, a relação dos munícipes inscritos no referido projeto habitacional; a relação dos pagamentos recebidos a título de taxas e outros pela ASMORAR no âmbito do Município; dos contratos firmados aos candidatos à obtenção da casa verde amarela gerenciado pela ASMORAR e Secretaria do Planejamento, e do contrato habitacional que será desenvolvido pelo convênio com a ASMORAR.


ASMORAR: PEDIDO DE INFORMAÇÕES

A pesquisa feita peo PoderData, entre 29 e 31 de janeiro de 2023, mostra este mapa político no Brasil: 28% se consideram de direita; 21%, de esquerda; 20% se dizem de centro e 31% não sabem como se definir. Em agosto de 2021, quando foi feita pela 1ª vez, esquerda, centro e direita tinham praticamente o mesmo tamanho –24%, 25% e 24%, respectivamente. Em abril de 2022, quando os ânimos se acirravam com a pré-campanha eleitoral, os direitistas haviam crescido para 33% e os esquerdistas, 23%.


FREDERICO ANTUNES (PP) COM NOVOS DESAFIOS

Considerado pelo presidente estadual do partido, Celso Bernardi (PP), como “o melhor e mais eficiente líder do governo de todos os tempos, o deputado Frederico Antunes retorna ao posto, a convite do governador Eduardo Leite (PSDB0. Frederico compartilha a sua performance de 100% dos projetos do governo aprovados com o governador Eduardo Leite e sua equipe, e os deputados de todas as bancadas, onde conseguiu fazer fluir o diálogo. É cada vez mais forte a possibilidade de que a costura para que Frederico Antunes seja indicado para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado se concretize. Ele entraria na vaga do atual conselheiro Marco Peixoto, que precisaria antecipar sua aposentadoria.




CURTAS

# O Magistério está na expectativa quanto ao piso salarial. O governador Eduardo Leite cita que pagará. Porém, destacou, depende das negociações da União com os Estados, pois as receitas do Estado diminuíram, e as despesas aumentaram.


# O Conselho Federal de Medicina divulgou que o Brasil já tem 2,6 médicos por mil habitantes, se igualando aos EUA, e ficando acima de países como o Japão (2,5); Chile (2,2), e China (2). De 2010 para cá foram abertas mais de 200 escolas de Medicina. São 28 mil novos médicos por ano.


# O Tenente-Coronel Zucco (Republicanos), o deputado estadual mais votado, e depois o deputado federal mais votado do RS, poderá disputar a condição de candidato preferencial da direita para o governo gaúcho.


# O presidente Lula (PT) já citou que poderá concorrer a reeleição. Nada mais natural. Desde que a reeleição foi instituída todos os presidentes disputaram: FHC (PSDB); Lula; Dilma (PT); e Bolsonaro (PL).


# O mesmo vale para os Municípios. Em Encruzilhada somente a ex-prefeita Laíse (PDT) não concorreu. Portanto, é tido como certa a candidatura do prefeito Benito (MDB) no ano que vem. Já os vices, via de regra, mudam.


 

26 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page