top of page

PRIORIZAÇÃO E VONTADE ANDAM DE MÃOS DADAS

À medida que se aproxima a “virada da folhinha” para 2023, tendemos a repensar como temos vivido. Reconhecer nossos fracassos, avaliar nossas tentativas, reviver nossos sucessos. Tirar um tempo para isso é muito importante para nos aproximarmos mais de nós mesmos, para encontrar o eixo central das nossas vidas, para escolher os caminhos pelos quais trilharemos no novo ano.


Anos novos trazem, em sua gênese, esperança, expectativas positivas. É como se aquele exato momento “zero hora” nos autorizasse a jogar uma pá de terra sobre o que não foi bom, a enterrar nossas dores e a seguir, altivos, rumo aos nossos objetivos. Em um segundo vivemos a magia de passar por uma porta em cujo outro lado surgimos fortes, posicionados, habilidosos, capazes de realizar tudo que desejamos e mais felizes.


Para quem já alcançou profundo autoconhecimento, sabe bem o lugar que ocupa no mundo agora e o lugar que quer ocupar no mundo em algum tempo, tudo é mais fácil. Uma questão de estratégia e foco. O segredo para alcançar os objetivos é saber priorizá-los à medida que os dias passam. Manter a atenção nas atividades que ajudam a realizar as metas definidas e cuidar para não se perder delas.


Publicidade


E não se iluda, pois surgirão propostas tentadoras que afastam você do que quer. Se vai fazer um concurso, por exemplo, é possível que aumentem os convites para ir a festas em vez de estudar. Claro que é bom ir a festas, sempre que possível. Porém, se você tem um objetivo maior, que vai lhe trazer satisfação e bem-estar por longo tempo, abrir mão de pequenos prazeres fugazes, vez ou outra, aumenta a probabilidade de chegar ao sucesso. No entanto, tirar o foco do seu objetivo maior pode causar de imediato uma sensação desagradável de fraqueza e incompetência. Sabemos que cada escolha inclui renúncias, não podemos aqui tapar o sol com a peneira.



Fique atento a pedidos de ajuda que representam investimento do seu tempo, recurso que você poderia usar para ir atrás do que deseja para você. Esses pedidos podem ser oportunidades de procrastinar, então avalie, e, se necessário, diga que não pode, que precisa dedicar-se ao seu projeto prioritário. A pessoa vai entender e colaborar com você.

Por último, mas não menos importante, é a sua vontade. De fato, é o seu recurso mais importante. É o que vai te manter alinhado aos seus propósitos quando aparecem os obstáculos, os problemas, as dificuldades encontradas naturalmente em todos os desafios.

Para manter-se abastecido de vontade e conseguir priorizar seus desejos, sugiro preencher a seguinte frase, e mantê-la à vista até o alcance das metas, que tenho utilizado sempre com meus mentorados:


Eu preciso de................(é o que você quer) até............(é o prazo que você estabelece para conseguir seu intento) porque .................(o motivo do desejo) e para isso eu vou.......................(estratégia que irá adotar).


Agradeço aos leitores que me acompanharam este ano e desejo a todos um período de autoenfrentamentos e muitas autossuperações em 2023!



 






6 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page