top of page

OS ALIMENTOS E A ENXAQUECA

Estima-se que, ao longo da vida, todo mundo tenha, no mínimo, um episódio de dor de cabeça, especialmente, a enxaqueca. Este tipo de cefaleia interfere de forma bem significativa na qualidade de vida, alterando o humor e diminuindo a produtividade nos estudos ou no trabalho.


O que poucas pessoas sabem é que há vários fatores que desencadeiam a enxaqueca, entre eles substâncias contidas nos alimentos. Conheça algumas:

  • Glutamato monossódico, que realça o sabor de alimentos industrializados;

  • Gordura hidrogenada contida em salgadinhos fritos e assados e em biscoitos;

  • Condimentos e aditivos existentes em produtos enlatados, defumados e carnes processadas;

  • Queijos amarelos, chocolate;

  • Adoçante à base de aspartame;

  • Molho vermelho de massas e pizzas, salsichas;

  • Pães e biscoitos de água e sal com queijo e nozes;

  • Nozes e outras sementes;

  • Cafeína (embora alguns pacientes melhorem as crises com ela).


A lista é grande e a questão não é somente retirá-los do cardápio. Cabe ao próprio paciente, juntamente com seu médico e ou nutricionista, associar a ingestão do alimento com o desencadeamento da crise, ou mesmo notar se as crises cessam ao evitar este alimento.


ree
Publicidade

Há alimentos que também são amigos das pessoas que sofrem de enxaqueca como carnes brancas e peixes frescos, queijo branco, leite desnatado, cenoura, beterraba, espinafre, tomate, alface, ameixa, maçã, damasco, pêssego e pera.


Embora o tratamento para a dor, muitas vezes, deva ser medicamentoso, orientado pelo médico, é possível entender melhor as origens da dor de cabeça. Conhecer os alimentos que lhe são causadores ou potencializadores da dor fazem um caminho para a prevenção, o que melhora muito a vida de quem sofre do problema.


Mais do que nunca, o autoconhecimento, em todos os sentidos, é um grande aliado no combate e na cura de qualquer problema de saúde.


Conhecer o que lhe faz bem, perceber o que acontece no corpo quando consome determinado alimento e evitar os alimentos que causam desconforto é uma receita básica para evitar qualquer “dor de cabeça” e investir no bem-viver.


Cada pessoa é um universo a ser descoberto, sobretudo por si mesmo e embarcar nessa viagem pode ser delicioso e restaurador.


Boa semana!


Cláudia Duarte – Nutricionista – CRN2 6093 – (51) 997049118

Comentários


bottom of page