top of page

OBESIDADE NA INFÃNCIA É UMA DAS TEMÁTICAS PRESENTES NO XV CONGRESSO GAÚCHO ATUALIZAÇÃO EM PEDIATRIA

A obesidade é uma condição crônica e complexa que afeta a saúde de crianças e adolescentes em todo o mundo, incluindo o Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, a obesidade infantil tem apresentado um aumento significativo nas últimas décadas, sendo considerada um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 15% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos apresentem excesso de peso, e esse índice chega a aproximadamente 23% na faixa etária de 10 a 19 anos.


Publicidade

A característica está associada a uma série de riscos para a saúde das crianças, incluindo o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemias (presença de níveis elevados de lipídios - gorduras no sangue, acúmulo de gordura no fígado além de impactos negativos na qualidade de vida, bem-estar psicossocial e autoestima. Além disso, a obesidade na infância pode persistir na vida adulta, aumentando o risco de obesidade e suas complicações associadas.


A questão será abordada no evento, no sábado (06/05), a partir das 11h45min com a palestra Obesidade na Infância e Adolescência, ministrada por Carlos Alberto Nogueira de Almeida (SP).


O evento é uma realização da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. Mais informações sobre a programação, inscrições e valores podem ser conferidas no site https://gauchopediatria.com.br/



Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

3 visualizações0 comentário
bottom of page