top of page

NOSSOS ÓRGÃOS, NOSSAS VIDAS!

As principais glândulas endócrinas ou de secreção interna são: a hipófise responsável pelo hormônio do crescimento e comando de outras glândulas corporais; a tireóide responsável pelos hormônios T3 e T4 que atuam no crescimento; as paratireóides; o pâncreas responsável pelo suco pancreático e a insulina; as supra-renais. As glândulas de secreção interna, que não tem canais excretores, estão em contato com as paredes dos capilares sanguíneos e linfáticos, para os quais afluem os hormônios, produzidos por estas glândulas. Estes hormônios, recebidos e distribuídos pelo sangue por todas as partes do corpo, controlam o organismo humano nas suas funções biológicas, especialmente no que diz respeito ao equilíbrio de importantíssimos fenômenos vitais.


HIPÓFISE: produz hormônios, cuja ausência numa criança gera o nanismo e o excesso, o gigantismo. As paratireóides situam-se no pescoço, em região posterior da tireóide, e regulam a assimilação do cálcio.


TIREÓIDE: produz a tireoxina, cuja função é regular o metabolismo e ajudar o desenvolvimento harmônico do corpo.


TIMO: situado na parte inferior da traquéia entre os pulmões, é bastante volumoso na criança, e tende a atrofiar-se quase por completo no adulto.


PÂNCREAS: além de produzir o suco pancreático para auxiliar na digestão, produz a insulina, cuja função, importantíssima e essencial, consiste em baixar a percentagem de glicose no sangue, cujo o excesso causa uma doença chamada diabetes mellitus. As cápsulas supra-renais, situadas nos polos superiores dos rins, produzem a adrenalina que controla a contratilidade vascular e atua sobre a pressão arterial.


PULMÕES: são órgãos torácicos, situados ao lado direito e esquerdo do coração, realizando as trocas gasosas com o sangue, devolvendo ao ar o gás carbônico colhido do organismo e absorvendo o oxigênio que penetra nos pulmões e distribuí por todas as partes do corpo. O sangue entra nos pulmões através das artérias pulmonares e sai através das veias pulmonares. A pleura é a membrana que cobre os pulmões, sendo uma membrana dupla: a visceral e a parietal em contato com os músculos intercostais e as costelas.


Publicidade


Os brônquios nascem da traquéia penetrando com suas ramificações na massa porosa ou alveolar dos pulmões, onde o sangue venoso absorve o oxigênio da atmosfera e se transforma em arterial.


O fígado, maior víscera do nosso corpo, mede cerca de 20 cm de comprimento, pesando em média 1.500 a 1.800 gramas e gera grande parte das proteínas do plasma, além de ser o principal produtor dos fermentos que influem no metabolismo intermediário como a bile, armazenada na vesícula biliar e passa pelo canal cístico chegando ao duodeno, onde junta-se ao suco pancreático e ao suco gástrico, realizando deste modo a digestão dos alimentos ingeridos pelos seres humanos.


LINFA: é um líquido que se origina do sangue pela filtração do plasma através dos capilares. A linfa intersticial (que molha os tecidos) compõe-se quase inteiramente de plasma, enquanto a linfa circulante (que corre nos vasos linfáticos) é formada de plasma, linfócitos e leucócitos que defendem o organismo humano. Outra função é levar às células de todo o corpo as substâncias nutritivas (água, açúcar, proteínas, sais minerais, gordura etc.) indispensáveis à vida ao entregar ao sangue venoso as substâncias rejeitadas.


Cuidar de seus órgãos vitais é prolongar o seu tempo de vida e do bem estar diário!


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page