top of page

HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA DIABÉTICOS

A busca por uma vida mais saudável não depende de ser diagnosticado com alguma doença. Na verdade, é importante que os cuidados com a saúde comecem desde cedo, antes que haja complicações. Em outras palavras, manter bons hábitos garante que o organismo funcione corretamente e, assim, problemas como o diabetes fiquem bem longe.

Então que tal descobrir algumas medidas, para evitar essa doença?


Um dos fatores que colabora para o desenvolvimento do diabetes ou pra a complicação do quadro é o sedentarismo. Portanto, espantar a preguiça e começar a praticar exercícios físicos é fundamental na busca por mais qualidade de vida. E isso não quer dizer que você precisa se matricular em uma academia, uma vez que as atividades podem ser feitas ao ar livre ou em casa. Outras formas de combater o sedentarismo é ir andando em uma bicicleta!

Além disso, é valido:


Troque o elevador pela escada! Começar introduzindo pequenos hábitos em seu dia a dia é

uma ótima opção para não mudar a rotina de forma muito rápida.


Deixe o controle remoto de lado e levante para trocar de canal ou alterar o volume da televisão.


Isso evita que você fique sentado por muito tempo.


Publicidade


Conte com a ajuda de um leal amigo para ajudar você na missão de se mexer. Leve seu cachorro para passear, pois, além de ótimo companheiro de caminhada, o bichinho ajuda a

tornar o exercício mais prazeroso.


Caminhe ao ar livre e conheça parques na sua cidade. Visitar a natureza é um bom incentivo para praticar exercícios. Procure uma atividade física que lhe agrade. Se você não gosta de correr, prefira nadar ou dançar, por exemplo. Existem diversas atividades e com certeza alguma chamará sua atenção.


Mas lembre-se: assim como as dietas, os programas de atividade física vão exercer efeitos positivos se elaborados por um profissional capacitado que pense nas características do praticante. Quem já tem diabetes, por exemplo, e faz uso da insulina, deve sempre medir a glicemia antes de iniciar a prática, o ideal é que ela esteja acima de 100mg/dl, ou pode ter hipoglicemia. Essa medição também deve ser feita durante e após a atividade. Se o paciente apresentar hiperglicemia acima de 300mg/dl, o recomendado é não se exercitar. A hiperglicemia e a hipoglicemia durante e após a atividade física podem ser controladas com o auto conhecimento e ajustes dos hábitos de alimentação para beneficiar a prática.


Contudo, caso você seja adepto dos exercícios mais convencionais, não precisa mudar seus gostos. Todas as atividades são benéficas para o organismo, pois manter o corpo ativo estimula a produção de insulina, facilitando o transporte para as células, fator que melhora o

condicionamento cardiopulmonar geral e ocasiona uma consequente perda de peso.


Além disso, praticar atividades físicas pode prevenir e manter o diabetes tipo 2 sob controle. Tudo isso age, principalmente, na melhora de alguns efeitos metabólicos específicos, como controle da glicemia, da hiperlipidemia (redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL), da hipertensão, e da obesidade, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Mas será que todas as modalidades são indicadas para os diabéticos?


Exercícios aeróbicos e atividades moderadas de longa duração são muito benéficos para o controle dos níveis de glicemia, como a caminhada. Indivíduos sedentários podem iniciar com 30 minutos diários de caminhada na esteira (piso regular) e velocidade moderada.


Com o tempo, a pessoa vai aumentando a duração do treino e, posteriormente, a intensidade, sempre respeitando os limites do próprio corpo.


Os exercícios de força também têm se mostrado eficientes no controle da doença. No diabetes tipo I, por exemplo, o exercício otimiza a utilização da glicemia e reduz a quantidade de injeções ao longo do dia. Inclusive, estudos sugerem que o treinamento de força ainda teria uma vantagem. Porque ele induz ao aumento da síntese de proteína e, dessa forma, aumenta a síntese da proteína transportadora de glicose, reduzindo a hiperglicemia.


Caminhe para ser feliz e saudável!


 

30 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page