top of page

HADDAD (PT) COMANDARÁ A ECONOMIA NACIONAL

Embora a indicação de Fernando Haddad, ex-candidato a presidente em 2018, que chegou ao segundo turno, seja tida como aposta política para 2026, vejo também, como a “premiação”, o “pagamento”, ou reconhecimento, pela disputa de 4 anos atrás, quando como candidato a presidente chegou ao segundo turno. Mas, a escolha de Haddad, lembra a escolha de Antônio Palocci para a mesma função, quase 20 anos atrás. Se a fórmula do político na Economia pode ser repetida, é outra história, até porque sobram dúvidas quanto à capacidade de articulação de Haddad como gestor da economia brasileira. E enquanto Palocci saiu do PT e se tornou delator na operação Lava Jato, incriminando o partido, Haddad quer pavimentar seu caminho para uma nova candidatura à presidência. Para a população, importa saber se a gestão econômica vai funcionar, à parte de sua apropriação política.




Diudio (PP): “sou totalmente a favor das privatizações”

Na Câmara, o vereador Diudio pediu que as pessoas comparassem as contas de luz do tempo da CEEE, e agora, da Equatorial, e vissem a redução que houve na conta, embora tenha salientado que ainda haja uma adequação de serviço que não está operando como tem que operar, mas o custo da energia que está chegando ao contribuinte mudou para menor. Concluiu salientando que isso trará benefício lá no rural, comprovando que com a iniciativa privada é diferente. Citou a tramitação da privatização de parte da Corsan, sendo favorável, pois a empresa não tem os recursos necessários para os investimentos fundamentais para evitar o colapso dos serviços. A fala do vereador fez-me recordar a privatização da CRT (Companhia Riograndense de Telecomunicações), na década de 90, com polêmica ainda maior do que há hoje. À época, a telefonia fixa ainda predominava, e a empresa era inchada, sem recursos para modernizar-se e enfrentar a concorrência.




O Ministério da Justiça fica com Flávio Dino (PSB)

O político maranhense, que foi eleito senador na última eleição, e já tendo sido deputado federal, e governador do Maranhão por dois mandatos, Flávio Dino, que é advogado, e já foi juiz federal, foi anunciado como futuro Ministro da Justiça. O político é filiado ao PSB. Porém a direção nacional do partido não está considerando como indicação partidária, reclamando que ainda o PSB não está tendo o espaço devido, em função de ter o futuro vice-presidente na sigla. No entanto, o PSB elegeu apenas 14 dep, federais e perdeu espaço nos governos estaduais.


Flávio Dino foi filiado ao PT, de 1987 a 1994; indo para o PCdoB, onde ficou de 2006 a 2021; estando, desde o ano passado, no PSB. A chefia da Polícia Federal já foi anunciada por Dino, e ficará a cargo do delegado Andrei Passos Rodrigues.




PSDB nega fusão com o MDB

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), negou que a fusão de seu partido com o MDB esteja sendo discutida neste momento. De acordo com o futuro presidente do PSDB, a sigla debate novas federações, inclusive com o Podemos, já em janeiro de 2023. “A discussão de fusão do MDB, ela não está acontecendo neste momento. Por mais que ela seja defendida por alguns, a maior parte do partido entende que não é o momento de dar um passo nessa direção”.


CURTAS

# O vereador Jeferson (PP) apelou às autoridades, em função do período de final de ano, por maior efetivo na área da segurança pública, e a religação das câmeras de vigilância, citando que “o melhor remédio é a prevenção”.


# O vereador Adriano (Republicanos) anunciou que provavelmente durante o recesso estará indo a Brasília, pois deverá receber mais recursos para pavimentação, completando 5 ruas a serem calçadas, reforçando que todo o bairro deverá ser calçado.


# “...se Deus quiser vai se continuar um partido muito forte e nós estamos aí para o que der e vier...”, citou o vereador Chicão (PP) ao falar sobre o Jantar de Confraternização do PP, que aconteceu na quinta, 8 de dezembro. Os vereadores do PTB estiveram presentes.




# Na próxima semana acontecerão duas sessões na Câmara de Vereadores, encerrando assim o ano de 2022. O próximo presidente da Câmara deverá ser o vereador Álvaro (MDB). Será a quarta vez em que ocupará o cargo, ao longo de seus mandatos.


# A vereadora Cristina (PTB) cobrou que é preciso que a Prefeitura tome providências quanto a manutenção do Cemitério Municipal, pois as reclamações aconteceram ao longo do ano. Por outro lado, elogiou a regularização do Cemitério do Vau dos Prestes, que deu-se especialmente em função da organização da comunidade.


# O futuro governador Eduardo Leite (PSDB) foi convidado para participar do Fórum Econômico Mundial, que será realizado em Davos, na Suíça, entre os dias 16 e 20 de janeiro de 2023. Está prevista sua ida.


Publicidade


# O presidente Bolsonaro (PL) editou Medida Provisória que eleva o salário-mínimo para R$ 1.302,00 a partir de 1º de janeiro de 2023. Atualmente, está em R$ 1.212,00. O reajuste, de quase 7,5%, está acima da inflação anual, de 5,9%.


# 2023 será um ano particularmente difícil, com uma polarização política ainda instalada e uma política econômica sem sinais positivos, como vista já no momento da proposta de governo lançada pelo PT.


 

38 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page