top of page

GRUPO ESPÍRITA FELICIANO PRATES COMEMORA 100 ANOS

O dia 30 de março de 2023 marcou os 100 anos do Grupo Espírita Feliciano Prates de Encruzilhada do Sul. A noite festiva lotou a sede da entidade, localizada na Rua Ramiro Barcelos, bem em frente ao Supermercado Universal.


As comemorações iniciaram com apresentação de coral. Em seguida, a presidente Renata Fossa de Barcelos deu as boas-vindas a todos e convidou para assistir um vídeo contando a trajetória do Grupo Espírita no município, cuja história contamos a seguir:


No dia 30 de março de 1923, algumas pessoas reuniram-se na residência do senhor Alberto Vieira, e por iniciativa deste grupo de cristãos, foi fundado o Grupo Espírita Feliciano Prates.


De acordo com o registro em ata, a escolha do nome dado ao Grupo, é uma homenagem a um Santo padre que adotou esta terra, pelas excelentes qualidades de seu caráter e o seu bondoso coração de cristão, quando em peregrinação pela terra e pelos altos e relevantes serviços prestados como Espírito de Luz. Segundo o Grupo Espírita, Dom Feliciano é um caridoso anjo sincero dos seus humildes irmãos da terra, a quem não cessa de dar bons conselhos e altos ensinamentos, encaminhando-os para a verdadeira luz da perfeição que é o nosso amado e bondoso Mestre Jesus.


No ano de 1925, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS) aceita e envia uma correspondência, confirmando a filiação do Grupo Espírita Feliciano Prates.


De 1936 a 1960 as atividades foram suspensas por falta de integrantes que mudaram da cidade ou faleceram.

Em 1960 a dona Alice Castro Fossa, chamada carinhosamente de dona Tinica, inicia a reestruturação física do Centro Espírita.


No ano de 1961, dona Tinica inicia a primeira aula de evangelização infanto-juvenil com 18 alunos, começando as atividades de educação às crianças da época.


A partir de 1962 as demais atividades foram retomadas e se mantém até hoje.


Atualmente o Grupo Espírita Feliciano Prates conta com três sessões públicas semanais, grupos de estudo e evangelização infanto-juvenil, assistência espiritual, assistência social fornecendo alimentos e roupas, enxovais para recém nascidos, sopão solidário nos meses de inverno, entre outras atividades.


A estrutura física também sofreu modificações ao longo dos anos com amplo salão, sala de estudos, biblioteca, cozinha e as salas de distribuição de ranchos, roupas e enxovais de bebê. Recentemente foi feita uma reforma para melhorar ainda mais a casa e receber a todos em um ambiente seguro e acolhedor. O Grupo Espírita consegue fazer todas essas atividades por receber bastante doações dos frequentadores e simpatizantes da doutrina.


Segundo a presidente Renata, o Centro Espírita busca a melhoria do ser humano pelos ensinamentos de Jesus, através da caridade, lema maior da Doutrina Espírita, em obediência consciente da codificação doutrinária e a escala evolutiva em busca da Luz”.


O evento dos 100 anos de trabalho no bem e na divulgação da doutrina espírita do Centro Feliciano Prates contou com a presença da presidente e do secretário da União Municipal Espírita Rio Pardo (UME), respectivamente, Jalba Meirelles e Celso Meirelles, do presidente do Conselho Regional Espírita da 13ª Região Federativa, Vanderlei Trindade Machado e da vereadora Cristina Boni.


Antes de encerrar o evento festivo, a integrante do grupo Maria Helena Barcelos fez a oração de abertura e Geraldo Barcelos proferiu o passe a todos os presentes. Em seguida, Renata Fossa de Barcelos convidou para um alegre parabéns marcando o ponto alto do centenário do Grupo Espírita Feliciano Prates que tem os seguintes integrantes em sua diretoria:

Presidente: Renata Fossa de Barcelos

Vice-Presidente: Viviane Lopes

1º Tesoureiro: José Airton Ferreira

2º Tesoureiro: Maurício dos Santos

1ª Secretária: Débora Tuchtenhagem

2ª Secretária: Ani Job


Texto e fotos: Cristina Boni




315 visualizações0 comentário
bottom of page