top of page

Encruzilhadense recebe prêmio em São Paulo



A encruzilhadense e auxiliar técnica do Curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Luciana Cassaboni, ficou em segundo lugar na Categoria Beneficiamento e Produto Final no 3º Prêmio Inovação Aquícola. O evento ocorreu no último dia 25, no 12ª Aquishow Brasil, em São José do Rio Preto, São Paulo.

Ao todo, 22 cases foram inscritos. Todos foram submetidos à análise de uma comissão, indicados pelas principais instituições do setor aquícola do País. Eles atribuíram notas de 1 a 5 aos trabalhos, conforme critérios de inovação explícitos no Manual de Oslo, publicado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).


Luciana apresentou o projeto, em parceria com a Unisc e Emater, “Inovando na Aquicultura com a Utilização de Peixes nas Sobremesas e Finger Foods” que levava a receita, invenção dela, de Pudim de Tilápia. Além disso, outras gostosuras como docinhos de vinho tinto e butiá recheados com tilápia carameliza, cheesecake de butiá com aguardente e alho negro coberto com tilápia caramelizada, finger foods e cuca salgada de tilápia.


Publicidade

“O projeto objetiva universalizar o consumo do peixe para as diferentes faixas etárias e sociais. Levando em consideração a produção de pescado regional, as receitas têm como base a utilização de tilápias, o que não interfere na utilização de outros insumos decorrentes da disponibilidade regional ou preferência de cada indivíduo. Além dos benefícios gerados ao consumidor, a apreciação de peixes em receitas da confeitaria e finger food ocasionam inúmeros impactos positivos à produção aquicultura regional tais como: a geração de renda e valorização do cultivo, atrelada ao fortalecimento da agricultura familiar, melhorias na qualidade de vida dos sujeitos e permanência no campo”, explica.


Fonte: Jornal 19 de Julho

156 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page