top of page

Disponibilidade para dar certo

Elena Bandeira, psicóloga, mentora de carreira, treinadora na Aprendência.

Insta: elena_bande e aprendencia.


Você é do tipo que, quando quer algo, quer que seja do jeito que imagina? Por exemplo, se você está querendo encontrar alguém para amar, quer encontrar a pessoa no trabalho, na festa do fim de semana, no curso que frequenta, na academia? É a lógica, é a probabilidade, é um raciocínio simples, claro, evidente.

Se for assim, saiba que você precisa avaliar sua disponibilidade. O mundo não é linear. Nós é que precisamos pensar em tudo isolando fatores, para conseguir entender cada parte das situações, quando, de fato, tudo acontece simultaneamente. Tendemos a eliminar os elementos de menor probabilidade. No entanto, quando eles ocorrem, um único evento pode mudar a sua vida. E a de outras pessoas, também. Mas é difícil ligar os pontos antes separados e entender o conjunto dos acontecimentos.


Explico melhor com um exemplo. Se você é engenheiro e segue uma rotina específica, é natural esperar que os acontecimentos importantes da sua vida aconteçam nesse percurso. Você frequenta cursos e eventos diversos relativos à sua área de trabalho e formação e é por ali que você espera encontrar o amor da sua vida. Nesse aspecto, você segue o pensamento linear. Você estaria disposto a fazer algo diferente? Vamos supor que alguém convide você para participar de um evento sobre comportamento humano. Você iria? Novamente, vamos supor, desta vez você aceitou o convite. O assunto é difícil e você sente sono. Levanta, vai até o jardim pegar um ar, e há alguém lá. Alguém da área da psicologia, que saiu para atender o telefone. Vocês começam a conversar, há uma identificação instantânea. A partir daqui, deixo por conta da imaginação de cada leitor. Mas não podemos descartar a possibilidade do nascimento de um relacionamento satisfatório, certo?


Voltemos à nossa disponibilidade para dar certo versus a necessidade de controle de cada um. Você abre mão do controle, está aberto ao inusitado, entra no fluxo do universo, em harmonia com os acontecimentos ou você se afasta das possibilidades, dos lugares, das culturas, das pessoas diferentes? Quer alguém que se encaixe no que você previu? Quer encontrar o amor da sua vida somente nos lugares que você conhece e ainda ter uma vida totalmente previsível?


Relaxe! Tenha bem claro o que você quer e deixe o como para o universo. Observe as sincronicidades, elas aparecem o tempo todo. Aceite novas possibilidades, faça novos percursos, frequente diferentes pensamentos. Ouça músicas que nunca ouviu. Leia sobre assuntos que nunca leu. Procure onde ainda não encontrou. Depois, observe que não foi “por acaso”, mas foi porque você mudou suas expectativas e se tornou uma pessoa mais receptiva. Esteja disponível para dar certo!



 

11 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page