top of page

DE OLHO NA POLÍTICA

Por Márcio von Diemen


E O PRESIDENTE SEGUE EM VIAGEM


Portugal comemora no dia 25 de abril, o aniversário da Revolução dos Cravos, que em 1974, punha fim a um longo período de ditadura. O feriado nacional, conhecido como “dia da liberdade”, contou este ano com a presença do presidente Lula (PT) e sua extensa comitiva que soma 75 pessoas. Porém, sua presença não foi tão proveitosa quanto pretendiam os portugueses quando o convidaram.

DEMOCRACIA


Uma das bandeiras de Lula da Silva quando venceu a eleição, foi declarar que a “democracia vencera”. Essa frase é, ao mesmo tempo, verdadeira e mentirosa. Verdade, porque tudo correu dentro das chamadas “quatro linhas”. Mentira, porque se tivesse perdido, a democracia também seria vencedora. Mérito, portanto, de seu oponente, que a contrário do que muitos pensavam, não deu nenhum golpe. E ao que dizem as imagens recentemente divulgadas, sobre as invasões do oito de janeiro, descritas como “atos antidemocráticos”, pareceu haver uma certa facilitação para que a baderna acontecesse, o que também poderia ser classificado como postura antidemocrática da novíssima equipe de governo, que já perdeu seu primeiro componente para a mentira. Ficou claro também o porquê do “sigilo” das imagens.

GUERRA


Dias antes de vir a Portugal, o presidente brasileiro deu declarações acintosas sobre a guerra na Ucrânia. Enquanto esteve na China, o presidente foi, digamos, imprudente e não mediu suas palavras, ou intenções. Acabou por acusar os Estados Unidos, onde recentemente estivera, e a Europa, para onde foi neste 25 de abril, quando disse que ambos alimentavam o conflito. Fora as já conhecidas bravatas, como aquela em que ele disse que “a Ucrânia não podia querer tudo”. Tudo o que? Por conta disso, Lula da Silva só não passou vergonha no 25 de abril porque é experiente e sabe lidar com as adversidades. Retratou-se, ou remendou-se. Veremos o que vem pela frente.


GOVERNO “ACEITA” CPMI


Após a divulgação de vários vídeos; do ex-chefe do GSI, general Gonçalves Dias e seus subordinados, orientando os invasores que depredaram vários ambientes do Palácio do Planalto, o governo mudou o discurso. O governo sentiu o impacto e diz agora querer que se investigue. Porém, antes, tinha decretado sigilo.

Outro aspecto: se o STF utilizar o argumento do ministro Alexandre de Moraes, que decretou a prisão do Anderson Torres, que estava em férias, sob alegação de omissão na defesa dos prédios federais no dia 8 de janeiro, o general Gonçalves Dias, ligado diretamente ao presidente da República, não deveria também ser preso?


APCDS PRESTA CONTAS E REFORÇA SOLICITAÇÃO DE PARCERIA


O atual presidente da APCDES (Associação das Pessoas com Deficiências de Encruzilhada do Sul), Claudinei Batista, esteve na última Sessão da Câmara, relatando as principais atividades em andamento na entidade. Citou que todo o ano é tomado esse procedimento pois estão em comodato do Município.

Hoje a Associação mantém uma cozinha solidária, com 38 famílias acolhidas, em total de 180 marmitex. Há atendimentos com todo o tipo de equipamentos destinados às pessoas com comorbidades, já contando com 24 camas hospitalares, em que 18 estão emprestadas. São 82 pacientes que atualmente usam equipamentos.

Há, junto as pessoas com deficiência visual, vários trabalhos desenvolvidos. Em especial, citou o Abril Marron, que é o mês de divulgação e prevenção para doenças oculares. Pediu apoio aos vereadores para que em 2024 dentro do Abril Marron se tenha a Semana de Prevenção para doenças oculares.

CURTAS


# O vereador Jeferson (PP) indicou ao Executivo que seja garantido o serviço de ambulância nas rodadas do campeonato municipal de futebol; com atendimento imediato em caso de emergência de saúde, tanto para os atletas quanto para o público;


# Os vereadores aprovaram a isenção de IPTU e taxas para pessoas comprovadamente com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Também terão isenção se tiverem cônjuges, pais, e filhos, com TEA, e coabitem o imóvel. A residência precisa ser de uso residencial da família, e a renda familiar mensal não pode ser superior a 3 salários-mínimos;


# Aprovada a autorização ao Poder Executivo para conceder administrativamente espaço em ginásios, estádios, campos, e praças de esporte, para o comércio de bebidas e comidas. Além disso, citou o vereador Leco (PDT), que fica proibida o consumo e a venda de bebidas alcoólicas;


# A criação do polo acadêmico de apoio presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil) foi votada, e aprovada, por unanimidade. Fica o Município responsável pela implantação e manutenção. Permitirá cursos gratuitos de diversas áreas, instituições diferentes, em níveis dos mais diversos;


# A cedência de um terreno por parte da Prefeitura, para a Rádio Encruzilhadense Ltda, foi aprovada pelos vereadores. São previstos investimentos na ordem de R$ 770 mil; com a construção de edificações, abertura 4 novas vagas de trabalho, dentre outros. E com a instalação de antena mais potente será ampliado o alcance da rádio.


# E o Banrisul tem um “novo antigo” presidente: Fernando Lemos. Ele é do MDB, tem ligações históricas com o ex-governador Pedro Simon (MDB). É advogado, formado pela UnB, e foi presidente da Caixa Estadual. Atualmente, Fernando Lemos ocupa uma das cadeiras de juiz do Tribunal Militar do RS.



25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page