top of page

CÂMARA DE VEREADORES TEM NOITE DE EMOÇÃO E HOMENAGENS

A Sessão da Câmara de Vereadores da segunda-feira (27) foi marcado por emoção e homenagens. Cada vereador escolheu uma mulher para ter a sua representatividade na comunidade reconhecida, que aconteceu em alusão ao mês das mulheres.


Amigos e familiares das homenageadas lotaram o plenário durante a solenidade, que foi apresentada pela vereadora Cristina Boni, única mulher no legislativo.


A homenageada do vereador Adriano Horna

a professora ANA PAULA PAULO DA LUZ


Filha de Acélio Escouto da Luz e de Eda Paulo da Luz, é mãe de Guilherme Paulo da Luz, Giovana da Luz Nunes, Mariana da Luz Nunes e de Gustavo da Luz Nunes, já falecido. Ana Paula é vó de Heitor Santos da Luz.

Professora da rede municipal de ensino, começou a lecionar na Escola Municipal Santa Bernadete, na localidade da Serra dos Nascentes. Cursou o magistério no Instituto Estadual de Educação Gomercinda Dornelles Fontoura. O ensino superior em Pedagogia e Supervisão Escolar foi na Unitins, polo de Encruzilhada do Sul.

Cursou pós-graduação na Celer Faculdades, em Rio Pardo, na área de Psico-Pedagogia. Concluiu o curso para atendimento para alunos com Transtorno do Espectro Autista na Universidade Federal de Pelotas.

Atualmente leciona na Escola Municipal de Educação Básica Machado de Assis e na Escola Municipal de Ensino Infantil Branca de Neve.

Foi na Escola Machado de Assis que o vereador Adriano Horna teve a honra de conhece-la, enquanto seu filho Andryell foi aluno dela. Ana Paula não mediu esforços para ajuda-lo no processo de adaptação e aprendizagem, fazendo com que o vereador seja eternamente grato a essa professora tão prestativa.

Seu esforço e dedicação com todos seus alunos merece o reconhecimento desta Casa Legislativa, que tem a honra de homenageá-la neste mês que é marcado pela luta de mulheres como Ana Paula, que faz de seu trabalho um exemplo de perseverança e empenho com aqueles que leciona.

Ana Paula também é uma referência de mulher batalhadora que desde cedo foi em busca de seus objetivos, tornando-se um exemplo de mulher, profissional, mãe e avó.


A homenageada do vereador Álvaro Sperb

a senhora Rose Maria Alves de Souza


Ela é uma jovem de 65 anos e como dizem em Encruzilhada do Sul, é cria da Palma.

Filha de Manuel Edmundo Melo de Souza e Rosa Antônia Alves de Souza, é casada com Pedro Paulo da Silveira Sperb, cuja história de amor inspirou a música “A Filha do Bolicheiro”, do cantor nativista encruzilhadense Tiago Oliveira. A canção de Tiago participou da 42ª edição da Coxilha Nativista de Cruz Alta, em 2022.


A homenageada Rose que é mãe de 4 filhos: Huilson, Alisson, Andrigo e Débora. Tem oito netos: Emanuel Edmundo, Joao Victor, Valentina, Brunoh, Mariana, Camila, Emanuele e Artur.

Foi presidente do Círculo de Pais e Mestres da Escola Bibiano Batista, presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento da Palma, Agente Comunitária de Saúde e Agente Censitária.

Atualmente Rose reside na mesma casa onde nasceu no ano de 1957, onde recebeu e recebe crianças e professores que precisam de auxílio a moradia para estudar e lecionar na Escola Bibiano.

Sente-se feliz por fazer parte da vida dessas pessoas que buscam diariamente o conhecimento através dos estudos.

São palavras da Rose: “Sempre acolhi essas pessoas, porque eles são os que fazem a diferença no mundo e hoje quando vejo o crescimento de cada um deles me sinto orgulhosa como é o caso da assessora jurídica dessa Casa Legislativa, Dra Simone Berkai”.

Morar na Palma e receber a todos com alegria e carinho é a marca registrada da Dona Rose.


A homenageada do vereador Francisco Carlos da Luz Rodrigues (Chicão)

a médica Marta Cardozo da Costa


Marta Cardozo da Costa, nasceu no dia 24 de setembro de 1952. É filha de Antônio José Cardozo e Elena Maria Farencena Cardozo. É casada há 46 anos com o Dr. Ronaldo da Costa, médico e ultrassonografista, com quem teve 03 filhos: Clarice Prediger, Cristine Costa e César Augusto da Costa. É também a vovó coruja de 3 lindas netas.

Marta é natural de Santa Maria, onde cresceu e fez faculdade na Universidade Federal de Santa Maria. Durante o curso de medicina conheceu seu marido Ronaldo, sendo que ambos formaram-se em 1976. Depois de realizar 2 anos de residência em pediatria, o casal mudou-se para o município de Dom Feliciano, onde permaneceu por 17 anos. Depois deste período, há exatos 25 anos, Dra. Marta mudou-se para nosso querido município de Encruzilhada do Sul, onde fixou residência. Trabalhou também no Hospital Santa Cruz e no Hospital Ana Nery, ambos na cidade de Santa Cruz do Sul.

Dra. Marta é formada há 46 anos, já acompanhou mais de 10 mil partos. Só aqui na cidade de Encruzilhada do Sul, mais de 5 mil crianças ela deu o primeiro colo e realizou o primeiro atendimento, já tendo, inclusive, realizado atendimento de gêmeos e trigêmeos. Nos dias atuais ela atende os filhos dos pacientes que ela trouxe ao mundo.

Nossa homenageada realizava muitos partos, trabalhando dia e noite, sem hora para comer ou dormir, pois eventualmente era necessário acompanhar seus pequenos pacientes para UTIs de várias cidades do RS, como Porto Alegre, Tramandaí, Bagé, São Miguel das Missões e Passo Fundo.

Entre tantos partos que realizou, Dra. Marta lembra com carinho do parto de trigêmeos. Relatou que naquela noite, chegou cansada do plantão que realiza no município de Santa Cruz do Sul, e imediatamente foi chamada ao Hospital Santa Bárbara, já que teria que realizar uma cesária. O parto surpreendeu a todos, pois o médico acreditava que poderiam ser duas crianças, mas para a surpresa de todos, nasceram 3 lindos meninos.

A profissão de médico pediatra é extremamente importante durante o primeiro ano de vida do bebê, as consultas realizadas com a pediatra se tornará parte da rotina da família, sendo que este profissional é o responsável por acompanhar o desenvolvimento infantil, ganho de peso, orientações sobre alimentação e comportamento, ou seja, ele trata doenças e faz orientações sobre prevenção da saúde e até mesmo educação. Dra. Marta afirma que “se o pediatra cuida da doença, ele pode perder ou ganhar, mas se ele cuidar da pessoa criança ele sempre irá ganhar”.

Atualmente, Dra. Marta realiza cursos de atualização pela Sociedade Brasileira de Pediatria, atende em seu consultório, realiza atendimento em Encruzilhada do Sul, junto ao PSF e também em Santa Cruz do Sul, onde atua junto ao plantão médico do Centro Materno Infantil.


A homenageada da vereadora Cristina Boni

a professora Rosângela Maria Costa Oliveira


Natural de Encruzilhada do Sul, Rosângela Maria Costa Oliveira nasceu em 9 de abril de 1969, no Hospital Santa Bárbara. É filha de Luiz Omero Rodrigues, já falecido e de Reny Costa Rodrigues.

Maninha, como é conhecida por todos, é casada com Valdemar Oliveira de Oliveira há 40 anos, com quem tem dois filhos, Katiusse e Keisson.

Quando criança, residia com os pais na localidade da Mina Velha e deu início aos estudos na Escola Municipal Santa Rosa. Com oito anos fixou moradia na casa dos dindos Selma e Lorzinho Krusser.

Em virtude de conhecer uma amiga chamada Mana e Rosângela sendo menor que a amiga recebeu o apelido de Maninha.

Seguiu seus estudos na Escola Mariano da Rocha, Carlos Correa da Silveira, finalizando a conclusão do segundo grau na Escola Gomercinda Dornelles da Fontoura, onde formou-se no Magistério.

Após conclusão do segundo grau nos anos de 1992 e 1993 foi trabalhar nas Lojas Pompeia. Depois, na Fábrica de Calçados Sensitiva e Lojas Xavier.

No ano de 1997 iniciou seu currículo em sala de aula com atuou com contrato regência de classe com turmas da Pré Escola na creche Lucy Polido.

Nesse mesmo período até 2033 trabalhou na Associação de Assistência às Famílias de Menores Carentes, Asafamec, com regência de classe nas turmas de 1º a 4º ano. Sempre foi incansável com as pessoas que procuravam ela. Na Asafamec também foi presidente e realizou muitos jantares beneficentes para angaria fundos para as famílias mais vulneráveis.

Entre uma atividade e outra, em 2001, Maninha assumiu uma nova profissão, sendo a primeira taxista mulher de Encruzilhada do Sul. Até hoje, ao lado do marido Valdemar, mantém um táxi com ponto em frente a Igreja Matriz Santa Bárbara.

Foi ela também uma das fundadoras da Associação de Taxistas de Encruzilhada do Sul.

Em 2002, concluiu o curso de licenciatura plena em Pedagogia, habilitação magistério da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

Em 2005 foi nomeada através de concurso público. Durante sua trajetória no Magistério Encruzilhadense, podemos citar suas atividades como coordenadora da Escola Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, supervisora educacional na Escola Dom João VI na localidade do Abranjo, professora na Escola Pingo de Gente, sendo que atualmente é professora na Escola Chapeuzinho Vermelho onde também é presidente da Associação de Pais e Funcionários.

Na sua trajetória de vida, Maninha tem ainda uma participação na política encruzilhadense quando em 2004 registrou sua candidatura a vereadora, pelo PDT.


A homenageada do vereador Diego Christoff

a senhora Vanessa Cabral de Azambuja


Ela é casada há 43 anos com Luis Roberto, mais conhecido como Keko. É mãe de Luiz Felipe e Roberto e avó de Pedro e Manuela.

Vanessa frequentou o Grupo Escolar Borges de Medeiros, Escola Carlos Corrêa da Silveira e Instituto Estadual de Educação Gomercinda Dorneles Fontoura.

Trabalhou no Banco do Brasil por 30 anos até a aposentadoria em 2007.

Nossa homenageada sempre gostou de trabalhar com o público e estar entre eles, na qual sua família e amigos fazem parte.

É muito festeira, principalmente quando o assunto é carnaval. É sócia fundadora da Amimiec (Mimi), sua escola do coração há 41 anos.

Tem como lazer trabalhas manuais.

Faz parte da diretoria da APAE e outras obras sociais como as Formiguinhas AME Juju que realizaram recentemente uma linda campanha em todo Estado. Aqui em Encruzilhada do Sul, Vanessa era uma das coordenadora da campanha para a Juju.

Vanessa sempre foi mulher batalhadora, tendo como ensinamento de sua mãe a honestidade e solidariedade com o próximo.

É por ser essa pessoa com um coração gigante que o Dr. Diego escolheu Vanessa para ser uma das homenageadas dessa noite.


A homenageada do vereador Diudio Prestes

a secretária Nádia Nunes Soares


Uma pessoa humana, justa, com um coração enorme, muita bondade e conhecimento para dividir, assim o vereador Diudio descreve a nossa homenageada.

Base de sua família, mãe guerreira e avó generosa, que pensa antes nos seus familiares do que em si mesma, é uma mulher dinâmica, que se preocupa com os problemas das pessoas e da comunidade em geral.

Nádia é filha de Alcyr Soares e de Rafaela Nunes Soares, irmã de Ricla, Alaur e Wagner. Tem dois filhos, Péricles Soares de Almeida e Pierro Soares de Almeida. É vó de Lázaro dos Santos de Almeida e de Alice dos Santos de Almeida.

Sempre transparente em suas ações, com o dom e poder de transformação, fonte de inspiração, motivação, coerência e persistência, Nádia começou a trabalhar com 14 anos de idade em um escritório de contabilidade. Após foi trabalhar como balconista e caixa nas Lojas Xavier.

Tem como formação o Curso Técnico em Contabilidade, Curso Superior em Educação Física e Pós- Graduação Psicomotricidade.

Iniciou sua carreira como professora municipal de Educação Física, em 1976, na cidade de Cachoeira do Sul. Em 1978, assumiu como professora na Escola Normal, hoje Instituto de Educação Gomercinda Dornelles da Fontoura.

Trabalhou neste educandário por 34 anos, tendo sido diretora por 10 anos. Na oportunidade, implantou o aproveitamento de estudos do curso de Magistério noturno e o Ensino Fundamental Completo até o 9° ano.

Marcou, como professora e diretora, a vida de muitos colegas e alunos, estando sempre comprometida com sua história de luta, pelo direito de uma educação pública de qualidade, diante do papel fundamental que a escolarização exerce na redução da desigualdade social.

Foi presidente da Escola de Samba MIMI.

Foi vereadora pelo Partido Democrático Trabalhista - PDT.

Foi Secretária Municipal de Cidadania e Inclusão Social no governo Laíse; e hoje, à convite do prefeito Benito Paschoal, assumiu novamente a função de Secretária Municipal de Cidadania e Inclusão Social.

Tem como meta de trabalho o resgate da cidadania das famílias em vulnerabilidade social da cidade e da interior oportunizando às pessoas a vivência de ações que proporcionam a inclusão social. Entre os projetos que desenvolve atualmente está o Natal; Dia das Crianças; A corte da Terceira Idade; Varal Solidário; Projeto Recantolar; Mês de valorização das mulheres; e Rede de Proteção à família.


A homenageada do vereador Jeferson Rodrigues

a senhora Iná Rodrigues Paschoal


Nascida no dia 29 de dezembro de 1945, Iná Rodrigues Paschoal é natural de Encruzilhada do Sul, filha de José Francisco Rodrigues da Silva e Alcina Santos Rodrigues.

Casada com o ex-vereador Argemiro Gonçalves Paschoal, já falecido, teve os filhos, Maria Goretti, Glória Bernadetti e Jaques, também já falecido. É avó de Carini, Alini e Walter.

Tia Iná como é carinhosamente chamada, é professora aposentada, líder comunitária da localidade de Palmas, no quarto subdistrito de Encruzilhada do Sul. Membro atuante da comunidade católica, tendo por diversas vezes atuado nas comissões festeiras do Divino Espírito Santo e da Padroeira Santa Bárbara.

Atualmente é Ministra da Eucaristia da Paróquia Santa Bárbara de Encruzilhada do Sul, participando diariamente das atividades desenvolvidas pela igreja.


A homenageada do vereador Luis Carlos Moreira (Galera)

a enfermeira Solange Nascente Preussler


Nascida em 04 de setembro de 1957, na localidade denominada Serra dos Pedrosos, interior do município de Encruzilhada do Sul, Solange é filha de Antônio Gonçalves e de Maria Dulcina Fagundes Gonçalves, os quais são seus pais de afeto e de coração, pois a adotaram na hora do seu nascimento.

Solange é mãe de três filhos: Ana Tamara, Maurício José e Karoline.

Aos 10 anos de idade saiu do interior deste município e veio residir no Bairro Mariano da Rocha, onde mora até hoje.

Estudou na Escola Carlos Correa da Silveira até concluir o ensino médio.

Em 1977 fez o curso de Enfermagem que era ministrado dentro do Hospital Santa Bárbara. Posteriormente foi contratada como atendente de enfermagem.

Trabalhou também no Sindicato Rural, como secretária dos médicos Dra. Maria da Graça, Dr. Adroaldo e a dentista Dra. Sizete. Naquela época, Solange relata que, o Sindicato Rural atendia as pessoas que residiam no interior do município, isso até meados de 1984.

Após este período Solange casou-se e foi morar em Cachoeira do Sul, onde trabalhou como cuidadora de idosos. Pouco tempo depois passou a trabalhar como atendente no Super Mercado Thischer, sendo que após o horário de serviço realizava serviços de enfermeira para pessoas acamadas, como trocar curativos, dar banho, entre outras tarefas.

Em 1993 mudou-se para Porto Alegre onde fez o Curso de Cuidadora e Higienização. No ano de 2000 retornou para sua cidade natal, onde começou a trabalhar no Posto de Saúde, exercendo a função de atendente de farmácia do Município.

Em 2008 Solange fez o curso de Análises Clínicas e Coletadora.

Em 2010 começou a trabalhar no Laboratório Silveira, de onde somente se afastou no ano de 2022, devido uma dissecção da veia horta. Foi encaminhada para a Emergência do Hospital Santa Barbara, onde foi muito bem atendida e rapidamente transferida para a cidade de Santa Cruz do Sul.

Solange dia que durante o período em que esteve hospitalizada, aprendeu que não existe apenas uma religião, pois seus amigos de diversas religiões oravam e rezavam para que ela ficasse bem e logo se recuperasse.

Hoje ela está aqui, esbanjando saúde, aposentada e tendo o privilegio de curtir seus netos Gabriela, Leonardo, Camila, Ana Lívia, Guilherme e Emanuelli.


A homenageada do vereador Periazinho

a doceira Alzira Carvalho Ferreira

Nascida em 23 de junho de 1950 em Encruzilhada do Sul, hoje com 72 anos de idade, dona Alzira Carvalho Ferreira é filha de Pompeo José de Carvalho e Vitorina Matos Carvalho.

Aos 21 anos de idade casou-se com Vinício Soares Ferreira com quem teve três filhos: Márcia com 50 anos de idade, Marcos Vinícius com 45 anos e Márlon, com 40 anos.

Formou-se no Magistério pela Escola Normal e trabalhou por 22 anos na extinta Casa Rio, como operadora de caixa, onde também teve a oportunidade de fazer três cursos profissionalizantes de balconista.

Criada pela mãe Vitorina e sempre vendo ela fazer bolos e doces para a família e amigos, dona Alzira criou a paixão pela confeitaria.

Hoje, com 50 anos dedicados a confeitaria, sente-se muito feliz por ter uma trajetória dedicada a fazer seus bolos com muito amor e carinho.

Me somo a suas palavras, vereador Periazinho, para dizer que os doces vendidos nos primeiros anos do Shopping das Delícias era confeccionados pela dona Alzira. O que para nós sempre foi uma honra comercializar produtos de excelente qualidade, feitos com muito amor e decidação.

Dona Alzira, além de ser uma super e grandiosa mãe para a sua família, dedicou muito da sua vida, energia e amor ao catolicismo, onde é Ministra pastoral da esperança, liturgia e saúde, assim, nunca mediu esforços para ajudar a quem precisasse. A senhora é um exemplo de mulher guerreira, batalhadora e vencedora, por isso merece muito essa homenagem nessa noite tão especial.


A homenageada do vereador Ramiro Hopp

a professora Marinez Kucharski


Quem não se lembra da primeira professora? Aquela que ensinou as primeiras letras com paciência, carinho e dedicação?

A primeira professora foi aquela que nos alfabetizou, mostrou o conhecimento, ensinou a ler e escrever, a fazer contas... Aquela responsável pelo início de tudo.

Nesta data tão especial em que as mulheres de Encruzilhada do Sul são homenageadas pela Câmara de Vereadores, o colega Ramiro Hopp quer reconhecer a sua primeira professora Marinz Kucharski.

Nascida em fevereiro de 1961 é filha de Estanislava, conhecida por Estácia e de Pedro Leonardo Kucharski.

A mãe exerceu atividades do lar com especialidade em biscoitos e doces (figadas e geleias). O pai, carpinteiro, dominava a arte do madeiramento.

Marinez frequentou a primeira turma de pré na Escola Borges de Medeiros, onde cursou até o 4° ano. Foi aluna do Ginásio, hoje Carlos Correa da Silveira, e do Instituto Gomercinda Dornelles Fontoura, no curso de Magistério. Na Universidade de Santa Cruz do Sul, cursou Pedagogia e mais tarde, pós -graduação em Psicopedagogia.

Sua primeira formatura foi no Magistério em 1979 e logo após, assumiu unidocência na Escola Boa Esperança, no Vau dos Prestes.

Ao retornar para cidade, atuou nas Escolas Mariano da Rocha e Barão do Quaraí. Em 1992, assumiu a turma de 1° ano no Ginásio, onde ficou até novembro de 2022, quando assinou aposentadoria após 43 anos de trabalho ligado à área de alfabetização, o ato de ler e escrever.

Obrigada professora Marinez por emprestar seu conhecimento para alfabetizar tantos encruzilhadenses, hoje representados por essa Câmara de Vereadores completamente lotada.


A homenageada do vereador Sidnei Nunes

a enfermeira e empresária Fabiele Freitas dos Santos


Natural de Rio Pardo, é filha de Eliseth Fátima Lopes de Freitas e Francisco Carlos Gomes dos Santos.

Em 2007 formou-se Técnica em Enfermagem pela Faculdade Dom Alberto e nesse ano de 2023, concluiu a faculdade de Enfermagem pela mesma faculdade.

A jornada da Fabi, como é conhecida por todos encruzilhadenses, começou desde muito cedo, tanto na enfermagem quanto no empreendedorismo. Ela cursava o ensino médio junto do técnico de Enfermagem.

Pela manhã o técnico de enfermagem, a tarde, trabalhava em uma madeireira e a noite cursava o ensino médio. Aos finais de semana fazia estágio voluntário na maternidade do hospital de Rio Pardo.

No curso de técnico de enfermagem, também vendia cachorro quente para os colegas em Santa Cruz.

As condições financeiras da Fabi naquela época nunca foram as melhores e ela sabia que para ser alguém na vida era necessário muito esforço. Foi assim que após concluir o curso Técnico em Enfermagem ela colocou na cabeça que queria ser concursada. Estudou incansavelmente durante um ano, passou em cinco concursos públicos.

Assumiu o concurso do município de Butiá e como o salário não era dos melhores, seguiu estudando. Nesse período também trabalhou no setor de Oncologia do Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, que, segundo ela, foi uma experiência única e muito forte.

Logo em seguida passou no concurso de Encruzilhada do Sul em terceiro lugar, veio embora para cá e parece que daqui não vai sair mais não, porque já tomou a água da Fonte do Pedroso.

Nas horas que não estava trabalhando como técnica de enfermagem, Fabi já vendia alguns produtos como langerie e bijus.

Fabi conta que depois que os concursados passaram a não receber mais horas extras ela precisou intensificar suas vendas, quando virou literalmente sacoleira para as pessoas mais próximas.

Dia após dia o sonho dela foi aumentando e como consequência do seu esforço e dedicação, surgiu uma peça para alugar no centro, em frente ao Shopping das Delícias.

Fabi conta que foi conversar com o seu Hermano, hoje um grande amigo dela e um dos seus maiores incentivadores. Ele apostou numa menina sonhadora e lá começou a Loja da Fabi.

A homenageada diz que muitos anjos ela encontrou no seu percurso, citando a Izolda, como um dos principais deles.

Assim a Loja da Fabi foi crescendo e hoje tem mais empreendimentos assinados pela Fabiele: A Fabi Kids, a Fabi Presentes e a Fabi Café, empregando diretamente 25 pessoas.

Mas a sua paixão pela Enfermagem nunca ficou de lado. Agora, recentemente formada está dando início ao projeto do seu consultório junto com sua sócia nesse sonho, a Dentista Natalí Borba.

Humanizar atendimentos e trazer o que há de mais moderno para seus pacientes é o objetivo principal dessa nova empresa que já está atendendo os encruzilhadenses.

Tenha certeza que tu és um exemplo de força, coração e determinação e inspiração para as mulheres da nossa cidade.





189 visualizações0 comentário
bottom of page