top of page

ATENÇÃO COMUNIDADE ENCRUZILHADENSE RESPONDA AO CENSO 2022

A cada 10 anos, o IBGE realiza o Censo Demográfico, que retrata a população brasileira e suas características socioeconômicas, gerando informações essenciais para o planejamento público e privado da década seguinte.


Desde o dia 1º de agosto, os recenseadores do Censo 2022 estão em campo visitando domicílios e estabelecimentos de todos os municípios brasileiros para saber quem somos, onde estamos e como vivemos. A coleta foi prorrogada, e tem previsão de término em dezembro.


Publicidade


Mas, afinal, para que servem seus resultados?

O Censo contribui para obter as tendências de nascimentos e mortes para a elaboração de estimativas populacionais; conhecer a população residente, de modo a embasar a formulação de políticas públicas; subsidiar a distribuição da verba federal de acordo com a população de cada cidade; balizar pesquisas acadêmicas, levantamentos jornalísticos e estratégias da iniciativa privada.


Há dois tipos de questionários: o básico, com 26 perguntas, aplicado em todos os domicílios do país; e o da amostra, que conta, além das perguntas do básico, com mais 51 sobre outros temas. Este último modelo só é respondido em 11% dos domicílios.


São verificadas características sobre os moradores e seus domicílios, além dos temas trabalho, rendimento, nupcialidade, religião, pessoas com deficiência, migração e autismo.


É a partir dos dados do Censo que o governo federal distribui os recursos dos Fundos de Participação de Estados e Municípios (161 bilhões de reais em 2020), e o Supremo Tribunal Eleitoral determina quantos deputados cada Estado deve ter. É a partir destes dados que se pode estimar o número de pessoas que dependem do bolsa família em cada localidade, e quanto os Estados e municípios precisam investir em saúde, educação, transporte e obras sanitárias. É a partir dos dados do Censo que as se fazem as pesquisas de mercado, de opinião pública e eleitoral, e são eles que permitem que uma empresa decida onde vai abrir uma loja ou instalar uma fábrica, conforme o número de pessoas, suas idades e níveis de renda da população local. Sem o Censo, a confiabilidade destas informações é cada vez menor, e a imagem que temos de nós mesmos se torna cada vez mais embaçada. Finalmente, ter ou não um Censo atualizado afeta diretamente a credibilidade do país, o que influencia a decisão de investidores de trazer ou não seus recursos para cá.


Se o recenseador ainda não foi na sua casa: - Procure o protocolo da Prefeitura Municipal e responda; - Busque o seu posto de saúde; - Entre em contato com o agente comunitário de saúde da sua região; - Ligue ou mande mensagem para (51) 3711-3378 (WhatsApp); - Ligue para o Disque Censo através do 137. A ligação é gratuita, todos os dias, das 8h até 21h30.

FAÇA A SUA PARTE!


Todas as respostas do Censo 2022 são: - confidenciais; - protegidas pela Lei n° 5.534 de 14/11/1968; - usadas somente para fins estatísticos; E os resultados das pesquisas NÃO identificam os moradores.

Responder ao Censo 2022 NÃO CANCELA: - Auxílio emergencial; - Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família); - e outros benefícios governamentais. (as informações prestadas SÃO CONFIDENCIAIS e o sigilo É GARANTIDO POR LEI.) FIQUE TRANQUILO!!!


RECEBA o RECENSEADOR ou ligue e responda o Censo. SUA RESPOSTA IMPORTA! É RÁPIDO e MUITO IMPORTANTE para a nossa cidade!


 

23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page