top of page

ALIMENTAÇÃO E A DEPRESSÃO

Tomar os cuidados necessários com a alimentação não fará com que a depressão desapareça, mas ajuda a amenizar e a prevenir os sintomas da doença. Alguns alimentos, se consumidos com frequência e da maneira certa, fornecem nutrientes que atuam no sistema nervoso, ajudando o trabalho dos neurônios e participando da produção de neurotransmissores que proporcionam sensações de prazer e bem-estar.


Alface: contém lactucina e lactupicrina, substancias que acalmam e aliviam a insônia e a irritação. Além de outros nutrientes como potássio, fosfato e vitamina K que, em falta no organismo, causam depressão, confusão mental e cansaço.


Jabuticaba: é uma fruta excelente, pois possui vitaminas B1, B2, ferro e sais minerais. O ferro combate a anemia e as vitaminas do com complexo B atuam como antidepressivos no organismo.


Laranja: fonte de vitamina C, flavonoides e cálcio; beneficia o funcionamento correto do sistema nervoso. Suas folhas tem propriedades calmantes, por isso também é indicada para pessoas que sofrem de insônia.


Tomate: presença garantida no prato de muitos brasileiros e contém diversos sais minerais como ferro, fósforo e manganês, além de vitaminas A, C e do complexo B, que agem como antidepressivos naturais.


Erva-doce: tem aroma e sabor bastante característicos. Essa planta tem inúmeros benefícios para o organismo, entre eles a ação calmante e contra a insônia.


Grão-de-bico: contém o aminoácido triptofano, que estimula a produção de serotonina, um importante neurotransmissor que influencia o estado de humor e proporciona prazer. Por isso. O triptofano pode ser considerado um agente antidepressivo natural


Publicidade


Espinafre: fonte de potássio, ácido fólico, magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, sendo eficaz no combate à depressão e garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso.


Ovos: são alimentos ricos em vitaminas do complexo B (tiamina e niacina), ácido fólico e acetilcolina, responsáveis pelo bom humor. A falta desses nutrientes pode causar ansiedade, apatia e perda de memória.


Salmão: ainda é pouco frequente no cardápio dos brasileiros, mas esse peixe contem ômega-3, zinco e selênio, que agem no cérebro diminuindo o cansaço e a ansiedade. O omgea-3 é conhecido como gordura do bem, ele compõe a membrana dos neurônios, uma estrutura que acelera a transmissão de informações. Além disso, o consumo do nutriente durante a gestação pode reduzir os riscos do bebe vir a ter depressão durante a vida, pois o nutriente colabora com o desenvolvimento do sistema nervoso.


Mel: calmante natural, ele também estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Uma boa forma de utilizá-lo é para adoçar sucos e chás no lugar de açúcar e alguns tipos de adoçantes.


Leite: bebida bastante consumida por crianças, sendo ótima fonte de cálcio e mineral que elimina a tensão e depressão. Além disso, o cálcio ajuda a controlar o nervosismo e a irritabilidade.


Couve: rica em vitamina C e ácido fólico, tem também propriedades que aliviam o estresse, a tristeza e o desanimo, além de evitar diversas doenças do coração.


Procure ingerir couve pela manhã no preparo de sucos verdes com frutas.


Abóbora: responsável pelo bom humor, pois conta com altas doses de vitamina B6 e ferro, necessários para transformar o açúcar no sangue em glicose, o combustível do nosso cérebro.


Feijão: a combinação ideal com o arroz, esse ingrediente é rico em proteínas, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, carboidratos e fibras.


Por: Ronaldo da Costa Médico Especialista em Ultrassonografia - CREMERS 8277 - SBUS 1991 - AIUM 61489.

E-mail: ron.uss@terra.com.br para perguntas e respostas


 

23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page