top of page

TROFÉU PELEADOR DA SERRA DO SUDESTE É ENTREGUE A DIOGO KUCHARSKI

Como já é tradição há cinco anos, na noite da abertura da Semana Farroupilha do CTG Rodeio de Encruzilhada é entregue o Troféu Peleador da Serra do Sudeste a uma pessoa que faz algo relevante para a cultura e tradição de Encruzilhada do Sul.


Dia 13 de setembro de 2021, o Troféu Peleador da Serra do Sudeste foi entregue ao Diogo Kucharski que é responsável pela tradicional festa do Bumba-Meu-Boi de Encruzilhada do Sul.


Nome este indicado pelo idealizador do projeto Alessandro Severyn, que não teve dificuldade para ser aceito pela patronagem do CTG Rodeio de Encruzilhada, pois o homenageado segue cultivando e passando de geração em geração a tradicional Festa do Bumba-Meu-Boi que faz a alegria das crianças, jovens e adultos na noite de sábado, após o carnaval, noite do enterro dos ossos.



Durante a entrega do troféu esteve presente o prefeito municipal Benito Paschoal, o idealizador do projeto Alessandro Severyn, prendas, peões e patronagem da entidade, assim como familiares e amigos do homenageado, que o prestigiaram com muito orgulho e satisfação em também fazer parte desta cultura e tradição que é o Bumba-Meu-Boi.


Publicidade

Após a entrega do troféu, a 3ª prenda adulta da 5ªRT Pâmela Luz leu uma crônica escrita por Alessandro Severyn em homenagem ao Bumba-Meu Boi, acompanhada do atabaque tocado por Tiago Lima; após o Boi de Pano realizou uma apresentação dentro do CTG acompanhado do som do grupo Bate Lata, do Centro de Formação Divina Providência.


Momento histórico foi visto por tradicionalistas amantes da cultura gaúcha, a representatividade do folclore gaúcho dentro de um centro de tradições gaúchas demonstrando que cultura e tradição não pode ter discriminação.


O homenageado, visivelmente emocionado, agradeceu o reconhecimento feito pela entidade e pelo idealizador em mostrar que o Bumba-Meu-Boi é uma festa tradicional e cultural em Encruzilhada do Sul e que segue e seguirá passando de geração para geração. "Cresci correndo junto com meu avô, meu pai, meus tios e meus amigos sempre fazendo a alegria das pessoas de Encruzilhada e hoje, meu filho Rafael de 12 anos já diz que quem vai seguir com a tradicional festa do boi será ele. Isso não tem valor que pague, pois saber que as próximas gerações já estão dispostas em seguir cultivando esta festa que alegra toda a comunidade", explicou Diogo emocionado.



53 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page