top of page

Medicamento para atrofia muscular espinhal (AME) deve ser fornecido pelos planos de Saúde

Olá!


Me chamo Érica Veiga Alves, sou natural de Encruzilhada do Sul e atualmente sócia nominal do escritório Kopp Alves Advogados. Somos um escritório de advocacia especializado em direito à saúde e nossa sede fica em Porto Alegre, mas temos atendimento on-line em todo o Brasil e, atualmente, temos clientes em 10 estados.


Nosso escritório teve a felicidade de conseguir o fornecimento da medicação mais cara do mundo para uma menina do Paraná, a qual tem AME.


Conseguimos, por meio de uma ação judicial, compelir o plano de saúde UNIMED a fornecer a medicação Zolgensma.


Atualmente a medicação é a ÚNICA possibilidade de cura para a doença e sem ela Laura (nossa pequena cliente) jamais poderia sobreviver.


A pequena Laurinha tomou a medicação no último dia 09/06, no hospital Erasto Gaertner, em Curitiba


Com base no entendimento de que o plano de saúde tem o dever de custear procedimento indicado por médico e previsto em contrato, além do fato de que a demora na aplicação do remédio comprometeria a saúde da paciente, a Justiça do Paraná determinou que a Unimed forneça o medicamento Zolgensma, considerado o mais caro do mundo, a uma criança portadora de atrofia muscular espinhal (AME).


Doença genética rara, a AME afeta a capacidade de caminhar, comer e, no último estágio de sua progressão, de respirar — o que a torna letal. Diagnosticada com a doença, a menina requereu, por meio de representação feita por seu pai, que a Unimed custeasse o remédio Zolgensma 49,5ml, necessário para o tratamento da atrofia e cuja dose única chega a custar mais de R$ 7 milhões.


Gostaríamos de publicar a notícia para poder ajudar mais crianças com essa terrível doença genética a obterem INFORMAÇÃO e saberem que esse medicamento deve sim ser fornecido pelos planos de Saúde.


O caso foi patrocinado por mim (OAB RS 118.999) e pela minha sócia Daniele Louise Kopp (OAB RS 19.000).

Érica Veiga Alves

Daniele Louise Kopp










13 visualizações0 comentário
bottom of page