top of page

30 DE OUTUBRO: DIA NACIONAL DO GINECOLOGISTA E OBSTETRA

No dia 30 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra. A data foi criada em 1959 e marca a fundação da FEBRASGO – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.


O ginecologista é o médico especializado no tratamento da saúde da mulher em todas as suas fases. Da infância à terceira idade, é ele quem sempre está atento às mudanças e cuidados com o sistema reprodutor feminino, bem como de todo o corpo, zelando pela saúde da mulher por completo.

Na obstetrícia, o ginecologista se dedica à reprodução e assiste a paciente durante a gestação, acompanhando o pré-natal, parto e pós-parto, garantindo a segurança e saúde tanto da mãe, quanto da criança.


Para comemorar a data conversamos com a Dr. Débora Classem Santos.


Fiz minha formação médica na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (FAMED – UFPel) de 2001 a 2007. De 2008 a 2011, fiz a Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, na Universidade Católica de Pelotas. Trabalhei por 3 anos na cidade de Pelotas, e em 2014, cheguei a Encruzilhada do Sul, onde atuo desde então, como Plantonista da Obstetrícia do Hospital Santa Bárbara, Ginecologista e Obstetra da Prefeitura Municipal, além de atender no consultório (Hospital Santa Bárbara). Neste ano, estou concluindo a Pós Graduação de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pela FATESA - Ribeirão Preto/SP.


Publicidade

Quando me questionam sobre a escolha dessa profissão, eu me recordo que desde a minha infância, sempre quis ser médica; meus pais sempre me apoiaram e me incentivaram a correr atrás desse ideal, a não desistir. Quando entrei na universidade, inicialmente achei que seguiria na área da pediatria, mas, no segundo ano de faculdade, tive a oportunidade de fazer o internato de Obstetrícia na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas; a partir de então, decidi que seria gineco-obstetra e procurei, ao longo da minha formação, buscar conhecimento e experiência nessa área.


Além do dia do médico, do dia do ginecologista, lembramos do movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa, que foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


Realizar exames de rastreamento anuais, praticar atividades físicas regularmente, manter o peso adequado e uma alimentação saudável, amamentar, evitar consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo tem um grande impacto na prevenção do Câncer de Mama (cerca de 30% na redução de casos – INCA, 2021)


É muito importante lembrar que a relação entre o ginecologista e suas pacientes é sempre pautada por muito profissionalismo e confiança. A mulher deve procurar um profissional bem preparado e no qual ela confie para expor todas as suas dúvidas e desconfortos, afinal ele estará ao seu lado.


97 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page