Redação Jornal do Sudeste

29 de jun de 20232 min

Medicamento para atrofia muscular espinhal (AME) deve ser fornecido pelos planos de Saúde

Olá!

Me chamo Érica Veiga Alves, sou natural de Encruzilhada do Sul e atualmente sócia nominal do escritório Kopp Alves Advogados. Somos um escritório de advocacia especializado em direito à saúde e nossa sede fica em Porto Alegre, mas temos atendimento on-line em todo o Brasil e, atualmente, temos clientes em 10 estados.

Nosso escritório teve a felicidade de conseguir o fornecimento da medicação mais cara do mundo para uma menina do Paraná, a qual tem AME.

Conseguimos, por meio de uma ação judicial, compelir o plano de saúde UNIMED a fornecer a medicação Zolgensma.

Atualmente a medicação é a ÚNICA possibilidade de cura para a doença e sem ela Laura (nossa pequena cliente) jamais poderia sobreviver.

A pequena Laurinha tomou a medicação no último dia 09/06, no hospital Erasto Gaertner, em Curitiba

Com base no entendimento de que o plano de saúde tem o dever de custear procedimento indicado por médico e previsto em contrato, além do fato de que a demora na aplicação do remédio comprometeria a saúde da paciente, a Justiça do Paraná determinou que a Unimed forneça o medicamento Zolgensma, considerado o mais caro do mundo, a uma criança portadora de atrofia muscular espinhal (AME).

Doença genética rara, a AME afeta a capacidade de caminhar, comer e, no último estágio de sua progressão, de respirar — o que a torna letal. Diagnosticada com a doença, a menina requereu, por meio de representação feita por seu pai, que a Unimed custeasse o remédio Zolgensma 49,5ml, necessário para o tratamento da atrofia e cuja dose única chega a custar mais de R$ 7 milhões.

Gostaríamos de publicar a notícia para poder ajudar mais crianças com essa terrível doença genética a obterem INFORMAÇÃO e saberem que esse medicamento deve sim ser fornecido pelos planos de Saúde.

O caso foi patrocinado por mim (OAB RS 118.999) e pela minha sócia Daniele Louise Kopp (OAB RS 19.000).

Érica Veiga Alves

Daniele Louise Kopp

    130
    1